Os clientes que possuem dinheiro esquecido no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central devem fazer o saque até o dia 16 de outubro. O sistema, que permite a consulta de valores pertencentes a pessoas físicas, falecidas ou jurídicas, informa que cerca de R$8,56 bilhões estão prontos para resgate. O SVR visa facilitar a devolução de quantias deixadas para trás em bancos, consórcios e outras instituições financeiras.
O dinheiro que não for retirado dentro do prazo estabelecido será transferido para o Tesouro Nacional. Porém, os clientes ainda terão 30 dias adicionais para contestar o recolhimento dos valores, contados a partir da publicação de um edital do Ministério da Fazenda.
É possível consultar se você tem valores a receber pela página do BC. Acesse o site oficial do sistema, informe seu CPF e data de nascimento, e clique em “consultar”. Para resgatar os valores, é necessário fornecer uma chave PIX. Se o cliente não tiver uma chave cadastrada, deve entrar em contato com a instituição financeira correspondente para combinar a forma de recebimento.
LEIA TAMBÉM: Caixa, repositor e mais vagas abertas no Grupo Baiano em Manaus
No caso de pessoas falecidas, apenas herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem solicitar o resgate dos valores. O processo também exige o preenchimento de um termo de responsabilidade para garantir que o pedido esteja em conformidade com a legislação.