O município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) começa a registrar racionamento de energia elétrica a partir deste domingo (29/09) por conta da seca dos rios. A região tem sido bastante castigada pelo baixo nível das águas, o que está dificultando a navegação e impedindo o transporte de combustível para abastecer a usina térmica da região.
Conforme a concessionária Amazonas Energia, o racionamento também vai acontecer nesta segunda-feira (30/09). Em nota, a concessionária disse que interrupção temporária ocorre em atendimento ao pedido do Produtor Independente de Energia Aggreko.
O pedido se deve à insuficiência de geração, em razão da dificuldade de acesso à balsa de combustível, motivada pela seca, acrescenta a nota.
A Amazonas Energia informa que a programação de racionamento em Tefé por conta da seca dos rios pode sofrer alterações caso o recebimento de combustível seja antecipado.
É a segunda cidade do Amazonas a ficar sem energia por conta da seca dos rios. Mesmo com as previsões de que o nível das águas baixaria às mínimas históricas, a concessionária não conseguiu apresentar um planejamento que evitasse a falta de abastecimento no interior. Na semana passada, o problema aconteceu em Benjamin Constant.
A empresa deixou o município em completa escuridão no dia 23 de setembro, alegando que ficou sem combustível para funcionar a usina termelétrica devido às dificuldades de transporte pelo rio Solimões, atingido por severa vazante.
LEIA TAMBÉM: Confira quais os bairros de Manaus que ficarão sem energia elétrica nesta semana