No município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), as queimadas têm preocupado a população. Em um período de 24 horas, foram registrados mais de 30 focos de incêndio. Para o portal Segundo a Segundo, moradores expressaram preocupação com a situação.
Em um vídeo, um morador da Comunidade do KM19 relatou que existe uma área onde os bombeiros não conseguem chegar devido à distância. Ele também relatou dificuldade para respirar e mencionou que o fogo havia sido apagado com a ajuda dele e de outras pessoas, mas que mais tarde reacendeu.
LEIA TAMBÉM: Queimadas destroem floresta na estrada de Manacapuru
Outra moradora relatou que a situação é bastante complicada e que, mesmo com a intervenção do corpo de bombeiros, o perigo pode aumentar devido à proximidade das casas com a mata.
Neste domingo (15), uma força-tarefa foi acionada para combater um foco de queimada de grande proporção em área de vegetação no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba. Na região, os incêndios florestais estão sendo monitorados constantemente por meio da Sala de Situação e combatidos diuturnamente.
Devido as queimadas e a seca severa que atingem o estado, o Governo do Amazonas decretou situação de emergência em todo os 62 municípios do Amazonas. em agosto o estado teve o pior mês dos últimos 26 anos, com 10.328 focos de queimadas registradas pelo Inpe.