O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) atendeu, entre o sĂĄbado e o domingo (31/08 e 01/09), 33 ocorrĂȘncias de incĂȘndios em Manaus. Destes, foram 22 incĂȘndios em ĂĄrea de vegetação urbana, 10 em residĂȘncias e um incĂȘndio em comĂ©rcio. NĂŁo houve registro de vĂtimas.
Conforme dados do Centro de OperaçÔes Bombeiro Militar (Cobom), dos 22 incĂȘndios em vegetação registrados no fim de semana, 12 foram na zona leste de Manaus, cinco na zona norte, quatro na ĂĄrea oeste e um na zona sul da cidade. Todos os incĂȘndios em foram combatidos pelas equipes de bombeiros em picapes equipadas com kits de combate a incĂȘndios e viaturas Auto Bombas Tanques (ABTs).
âO fim de semana bastante agitado para nossa corporação, mas que conseguimos atender com ĂȘxito todas as ocorrĂȘncias, e sem vĂtimas, o que Ă© ainda mais importante para nĂłs. Vale lembrar que nesse perĂodo de calor intenso Ă© preciso ter maior atenção dentro de casa, principalmente no uso de eletrĂŽnicos e eletrodomĂ©sticos para evitar o superaquecimento dos equipamentos, e assim evitar sinistrosâ, enfatizou coronel Reinaldo Menezes, subcomandante-geral do CBMAM.
LEIA TAMBĂM: IndependĂȘncia do Brasil, Finados e mais: veja o calendĂĄrio
Em uma das ocorrĂȘncias, na tarde do domingo (01/08), os bombeiros foram acionados para combater as chamas em uma ĂĄrea de vegetação, nas proximidades de uma escola de samba, no bairro Morro da Liberdade. Ao chegarem no local, os militares constataram que as chamas atingiam ĂĄreas de vegetação dos dois lados do igarapĂ©, que passa pelo local. Foram usados 4.500 litros de ĂĄgua para combater Ă s chamas.
Sobre os incĂȘndios em residĂȘncias em Manaus, quatro foram na zona leste, quatro na ĂĄrea oeste, e tambĂ©m nas zonas centro-oeste e sul com uma ocorrĂȘncia cada. Na manhĂŁ do domingo, o Corpo de Bombeiros combateu um incĂȘndio em uma vila de quitinetes, no bairro PetrĂłpolis, zona sul. De acordo com os militares, o fogo teria iniciado em um restaurante que ficava em uma das quitinetes, e se espalhado para outras 3 moradias.
ApĂłs o controle do sinistro foi realizado o trabalho de rescaldo e uma vistoria da ĂĄrea. Na ação, foram usados 6 mil litros de ĂĄgua e 50 litros de LĂquido Gerador de Espuma (LGE). A Defesa Civil foi acionada.