O Ensino Social Profissionalizante (Espro) promove em setembro uma nova turma do curso gratuito de formação profissional destinado a jovens refugiados e migrantes em Manaus. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Hermanitos, Organização da Sociedade Civil (OSC) que será responsável pelo encaminhamento dos participantes e pela cessão de um espaço em sua sede, no Centro da cidade, para a jornada de treinamentos.
A capital amazonense é uma das principais portas de entrada para estrangeiros no Brasil, especialmente para a população venezuelana. Estima-se que, dos atuais 5,4 milhões de refugiados venezuelanos no mundo, 260 mil vivem no Brasil, com cerca de 40 mil concentrados em Manaus, segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
O curso terá início no dia 09 de setembro, com treinamentos presenciais ministrados no período da tarde, das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e contará com 25 vagas para jovens com idades entre 14 e 22 anos. Os jovens terão acesso a auxílio-transporte, auxílio-lanche, uniforme e kit escolar.
Como parte do projeto de Formação Para o Mundo do Trabalho (FMT) do Espro, o programa foca na inserção dos jovens no mercado de trabalho brasileiro, abordando aspectos culturais e as principais habilidades necessárias para a conquista de um emprego no país. Para facilitar o aprendizado da língua portuguesa, o conteúdo, ministrado em português, conta com material de apoio em espanhol e a presença de um(a) instrutor(a) bilíngue.
“Migrar é um ato de coragem. Mover-se pelo mundo com sua família em busca de segurança ou melhores oportunidades tem se tornado um movimento recorrente em nossos tempos. Acolher e atender estes grupos é uma das mais elevadas formas de cidadania. Nosso programa busca integrar os jovens migrantes e refugiados à nossa cultura, promovendo senso de pertencimento e uma aceleração da sua inserção no mundo do trabalho”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.
Ao fim do treinamento, os jovens poderão ser contratados por empresas parceiras ou ter seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro, tornando-se aptos a participar de processos seletivos para programas de aprendizagem profissional (Jovem Aprendiz) ou de estágio.
“O Hermanitos acredita na força e capacidade dos jovens migrantes e refugiados, e como eles podem contribuir levando diversidade, inovação e criatividade para as empresas que os acolhem em seus programas de aprendizagem. Por isso, estamos desenvolvendo vários projetos voltados à juventude e essa parceria com o Espro vem ampliar nossas ações, somando esforços para qualificar e disponibilizar para o mercado de trabalho local estes jovens talentos”, comenta Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos.
LEIA TAMBÉM: Detran-AM abre inscrições para dez cursos gratuitos
Curso garante formação para o Mundo do Trabalho
A primeira edição do FMT para refugiados e migrantes em Manaus foi concluída em novembro de 2023, com a formatura de 22 jovens pela iniciativa do Espro. Considerando-se todas as turmas do FMT previstas para 2024, sejam as promovidas independentemente pelo Espro ou patrocinadas/personalizadas para empresas parceiras, a expectativa é impactar positivamente mais de 5 mil adolescentes e jovens em todo o Brasil com cursos gratuitos de capacitação profissional para aqueles que buscam sua primeira oportunidade de emprego.
Especificamente em cursos voltados para refugiados e migrantes, o Espro já promoveu turmas em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Manaus, impactando positivamente mais de 100 jovens. Em reconhecimento ao impacto da iniciativa, a Prefeitura de São Paulo premiou o Espro em 2023 com o Selo de Direitos Humanos e Diversidade na categoria Transversalidade por promover inserção produtiva de refugiados e migrantes no mercado de trabalho brasileiro.