O programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Entomologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) está com inscrições abertas para 11 vagas no curso de mestrado, sendo 10 para candidatos brasileiros e uma para candidatos estrangeiros. As inscrições seguem até o dia 25 de outubro de 2024 e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
A seleção será composta de análise de documentos, prova de conhecimentos específicos em Entomologia (on-line e oral), análise de currículo para os alunos aprovados com nota igual ou superior a 7. Os candidatos aprovados e matriculados irão realizar prova de proficiência em Língua Inglesa.
A prova de conhecimentos específicos em entomologia e entrevista serão realizadas online entre os dias 9 e 13 de dezembro 2024 no período da manhã no horário de Manaus. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado até 20 de dezembro de 2024.
As inscrições para o mestrado em entomologia devem ser deverão ser feitas, obrigatoriamente, via sistema Atrio, disponível através do link (https://w2.solucaoatrio.net.br/inpa-ent/pub/Application.do?cycleId=3). Os documentos exigidos no edital devem ser anexados em formato PDF no local indicado no processo de inscrição online. A taxa de inscrição é de R$75.
LEIA TAMBÉM: INPA busca brigadistas voluntários para Reserva Ducke
Os pedidos de isenção deverão ser solicitados mediante requerimento do candidato, em formulário próprio disponível no link até o dia 4 de outubro. Este formulário deverá ser enviado para o e-mail: [email protected].
Concessão das bolsas para o mestrado em Entomologia
O ingresso do candidato aprovado e classificado não garante o recebimento automático de bolsa de estudo. A concessão de bolsas de mestrado será efetuada conforme a disponibilidade de bolsas, seguindo-se a exigibilidade das agências de fomento e os critérios da Comissão de Bolsas do Programa.
O PPG em Entomologia do Inpa possui nota 5 na Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Visa formar recursos humanos qualificados em Ciências Biológicas, voltado principalmente às questões Amazônicas, dando suporte ao planejamento de projetos de pesquisa para estudos de insetos. Calcula-se que existam mais de cinco milhões de espécies de insetos e, dessas, cerca de 10% ocorrem na Amazônia.