As eleições no município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus) contarão com três candidatos a prefeito e 87 candidatos a vereadores, conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atual prefeito, Zezinho Eufrasio, é um dos candidatos confirmados na corrida eleitoral.
O primeiro turno das eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, se acontecer, ocorrerá no dia 27 de outubro.
O total de vagas para a Câmara de Vereadores depende do tamanho da população de cada município. Deve haver o número mínimo de nove e o máximo de 55 cadeiras de vereador na Câmara Municipal, norma que obedece ao critério de proporcionalidade em relação ao número de habitantes da localidade.
A população da cidade de Amaturá (AM) chegou a 10.819 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 14,28% em comparação com o Censo de 2010.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: eleitor pode levar “colinha” para a votação
Veja quem são os candidatos a Prefeito em Amaturá
DR GIL
O advogado Gil e Silva Saraiva, do Partido Progressistas (PP), e o candidato a vice-prefeito Evandro Lopes, do Rede Sustentabilidade, concorrem à prefeitura de Amaturá. Na eleição passada, Gil concorreu ao cargo de prefeito, porém não foi eleito.
Se eleito, o candidato afirma que seu objetivo é construir o avanço no município a partir de
honestidade, boas estratégias, muita fé em Deus e trabalho, esquecendo a velha política.
NAZARÉ ROCHA
A candidata Maria de Nazaré da Silva Rocha, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), tem como vice Rodney, do Partido Republicanos. Em 2020, Nazaré foi candidata a prefeita do município, mas não foi eleita.
Se eleita, a candidata afirma que o foco é transformar a política em uma ferramenta para
humanizar a cidade, assegurando direitos e proporcionando serviços dignos. A estratégia consiste em agir no presente com o olhar no futuro, pensando em deixar para as próximas gerações uma cidade melhor, sustentável, democrática e segura.
ZEZINHO EUFRASIO
O candidato a prefeito José Augusto Barrozo Eufrasio, do Partido União Brasil, e seu vice Bruno Melo (Avante), buscam a reeleição para liderar mais uma vez o município. Embora não tenha sido eleito prefeito de Amaturá em 2016, Zezinho se candidatou novamente em 2020, saiu vitorioso e agora está em busca da reeleição.
Se eleito, o atual prefeito afirma que seu objetivo é promover um desenvolvimento contínuo, focado na valorização da população e na potencialização dos recursos locais.