Para combater de forma imediata a emergĆŖncia climĆ”tica que atinge o Amazonas, o Governo Federal decidiu autorizar as obras de pavimentação do trecho C da BR-319, rodovia que liga o Amazonas Ć RondĆ“nia. Durante visita ao estado, o presidente Lula assinou a ordem de serviƧo para inĆcio dos trabalhos nos primeiros 20 quilĆ“metros deste segmento e, nos próximos dias, serĆ” lanƧado edital para licitar as obras de mais 32 quilĆ“metros, totalizando 52 quilĆ“metros de asfaltamento.
A população amazonense depende prioritariamente do rio para se deslocar, mas devido Ć seca que atinge a regiĆ£o diversas cidades e comunidades indĆgenas e ribeirinhas ficaram completamente isoladas.
“Neste paĆs, ninguĆ©m serĆ” esquecido pela sua condição social. Eu vou cuidar primeiro daqueles que mais necessitam neste paĆs, das pessoas mais afastadas. Eu ouvi hoje pessoas dizendo que o Ćŗltimo mĆ©dico que passou lĆ” foi em fevereiro, que as crianƧas estĆ£o com dificuldade de ir na escola porque o rio baixou”, afirmou o presidente Lula após a assinatura da ordem de serviƧo.
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JĆ” o segmento a ser pavimentado vai do km 198 ao km 250 e possui licenƧa ambiental. SerĆ£o investidos R$157,5 milhƵes para realização dos trabalhos, de acordo com o MinistĆ©rio dos Transportes. Esse pedaƧo da estrada Ć© conhecido como Trecho C – ou Lote Charlie – e amplia a conexĆ£o com a capital, Manaus, permitindo mais rapidez para acesso a suprimentos e saĆŗde. Ele antecede o chamado Trecho do Meio, que adentra pela regiĆ£o mais densa da floresta amazĆ“nica.
Atualmente, o Amazonas e AmapĆ”, sĆ£o os Ćŗnicos estados do Brasil completamente desconectados da malha viĆ”ria do restante do paĆs. O projeto da BR-319 responde a parte deste isolamento histórico. O projeto Ć© de 1968, quando as obras foram iniciadas, sem nunca terem sido concluĆdas. Em 1988, a rodovia foi fechada devido ao abandono e falta de manutenção.