Em meio à estiagem que jÔ afeta mais de 250 mil pessoas no Amazonas, o governador Wilson Lima defendeu, mais uma vez, o fim do isolamento da região com a pavimentação da BR-319 (rodovia que liga Manaus a Porto Velho). Ele disse que o governo estadual tem disponibilidade em cumprir todas as condicionantes ambientais necessÔrias para a execução segura da obra. Durante entrevista à CNN Brasil, o governador também avaliou o cenÔrio da seca na região e deu detalhes sobre os trabalhos, no combate às queimadas.
āNĆ£o dĆ” para o governo construir uma história de protetor da AmazĆ“nia colocando a população do Amazonas de joelhos. Nós estamos dispostos a atender a todas as condicionantes ambientais. Se Ć© para colocar chip no carro que sai do Careiro atĆ© Porto Velho, nĆ£o tem problema. Se Ć© para colocar portal, cĆ¢mera, balanƧa para pesar carros, tudo isso o Governo do Estado estĆ” disposto a fazerā, disse o governador, ao ser questionado sobre os desafios ambientais ligados Ć BR-319.
Segundo o governador, a recuperação da rodovia Ć© um pedido do povo do Amazonas para sair do isolamento, principalmente no perĆodo de estiagem, que compromete a navegação e, consequentemente, a chegada de insumos para a indĆŗstria e comĆ©rcio. Para ele, a rodovia seria uma alternativa para minimizar os impactos da seca.
āNós tivemos uma sĆ©rie de episódios que mostraram que a BR-319 Ć© importante para o nosso povo. Agora, por exemplo, nós corremos o risco de ter um desabastecimento muito grande no comĆ©rcio. No ano passado, nós tivemos entre 25% e 30% de desabastecimento no estado do Amazonas e a BR-319 seria agora a nossa salvaçãoā, acrescentou Wilson Lima.
LEIA TAMBĆM: Wilson Lima entrega Campo do VermelhĆ£o revitalizado no Mauazinho
Durante a entrevista, Wilson citou, ainda, o trabalho executado pelo Governo do Amazonas, desde o inĆcio do ano, para alertar sobre os impactos da estiagem. Ele pontuou reuniƵes com diversos setores da economia, tais como indĆŗstria, comĆ©rcio, instituiƧƵes e empresas que tratam de serviƧos essenciais.
Sobre as aƧƵes humanitĆ”rias, Wilson Lima ressaltou o envio de 30 mil cestas bĆ”sicas para municĆpios de trĆŖs calhas de maior nĆvel crĆtico dos rios Purus, JuruĆ” e SolimƵes, alĆ©m de entrega de caixas dāĆ”gua e sistemas de purificadores de Ć”gua do projeto Ćgua Boa. O governador tambĆ©m destacou discussƵes com o Governo Federal para dar inĆcio ao processo de dragagem em trechos essenciais para a navegação.
Em relação Ć s queimadas, o governador do Amazonas reforƧou o trabalho das equipes em campo com 400 homens, sendo 300 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), para combater os focos de incĆŖndio em municĆpios do sul do estado, Ć”rea que concentra a maior parte das queimadas.