O governador Wilson Lima anunciou, nesta terça-feira (06/08), a implementação de procedimentos para transplantes de fígado no Hospital Delphina Aziz a partir de 2025. A unidade de saúde estadual já é referência nas modalidades de transplantes renais e implantes cocleares, somando mais de 100 procedimentos de alta complexidade em um ano, desde o início da realização desse tipo de procedimento.
“Fazer um transplante renal era complexo para as famílias que precisavam se deslocar para um grande centro. Hoje é o que acontece com o transplante de fígado, que vamos implementar para que pacientes do Amazonas sejam submetidos a esse procedimento cirúrgico aqui. Isso é importante porque a recuperação do paciente ao lado da família e do ambiente em que ele já está acostumado seja de forma mais célere”, afirmou o governador.
A novidade foi anunciada pelo governador Wilson Lima durante cerimônia de comemoração de um ano de transplantes renais realizados no Hospital Delphina Aziz, na zona norte de Manaus. O procedimento, considerado pioneiro na rede pública estadual, teve a primeira cirurgia realizada em julho de 2023, e, desde então, somou mais de 90 transplantes de rins, tanto de doadores vivos quanto de pessoas falecidas.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apontam que 92 transplantes renais foram realizados no Hospital Delphina Aziz em um ano, sendo 84 com doadores vivos e oito procedimentos usando pessoas falecidas como doadores. Até hoje, nenhum transplantado sofreu rejeição ao procedimento e nenhum óbito foi registrado.
LEIA TAMBÉM: Hospital Delphina Aziz bate recorde e faz seis transplantes de rins em julho
“O governador Wilson Lima vem, desde o início do mandato, fazendo investimentos na saúde. Hoje, o estado tem uma capacidade instalada em número de leitos, ambulâncias, uma carteira de exames e consultas com especialistas ampla”, destacou a secretária de Saúde, Nayara Maksoud.
O primeiro paciente que recebeu o transplante renal pela rede pública, Luciano Lopes, de 35 anos, participou do evento. Representando o grupo de transplantados na cerimônia, ele agradeceu o trabalho do Governo do Amazonas por mudar a vida de quem precisava de um novo órgão.
“Quero agradecer ao governador pela iniciativa de ter tantas pessoas salvas. Isso foi gratificante e muda vidas. Atrás do paciente tem uma família, tem um filho, uma esposa, uma mãe, não é só o paciente, não é só a história do paciente, tem muitas pessoas atrás de tudo isso”, ressaltou Luciano.