Mais de seis mil eleitoras e eleitores do Amazonas terão de votar em um novo endereço nas eleições municipais deste ano, conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). As mudanças em relação ao último pleito são temporárias e podem ser consultadas pela internet.
Conforme os números do TRE-AM, a maior parte dos eleitores com mudança de endereço fica em Manaus. Do total de 6.177 eleitores que votarão em novos colégios, 4,5 mil fica na capital amazonense.
O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no dia 6 de outubro, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores em todo o país.
De acordo com o TRE-AM, os eleitores devem conferir seu local de votação temporário de forma antecipada. É possível descobrir isso pelo site do Tribunal ou pelo aplicativo e-Título.
LEIA TAMBÉM: TRE-AM define regras do programa eleitoral em Manaus
Para realizar a consulta, o eleitor deve preencher no primeiro campo um dado pessoal que o identifique. No campo seguinte, o eleitor deve digitar ou selecionar a data do ano de nascimento. Ao clicar nesse campo, atente-se que o ano que aparece inicialmente é o de 2024, então o eleitor deve alterar para o ano de seu nascimento.
Por fim, o eleitor deve digitar, no último campo, o nome da mãe, ou selecionar o campo não consta, ao lado direito, em caso de não constar com o nome da mãe no registro dos documentos.
Após preencher os campos basta clicar no botão ‘consultar’, em amarelo. Ao realizar a consulta, os eleitores do Amazonas terão a informação se está com a biometria coletada e o endereço, zona e seção do voto.
Na consulta pelo e-título, a ferramenta identifica automaticamente a localidade bastando clicar em ‘onde votar’. A aplicação pode ser baixada gratuitamente para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS e Android.
Pela internet, a consulta pode ser feita pelo site do TRE, clicando aqui.