A seca dos rios no Amazonas deve afetar eleitores que vão as urnas em outubro para escolher prefeitos e vereadores. De acordo com um balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), mais de 43 mil eleitores poderão ser afetados com os efeitos da vazante neste ano.
Com 20 municípios do Amazonas em situação de emergência, o Governo do Estado declarou que a estiagem de 2024 pode ser mais extrema que a do ano passado, em diversas comunidades. Com isso, o interior enfrentará dificuldades logísticas, como acesso a alimentos e água potável, entre outras situações.
O Segundo a Segundo conversou com o Secretário de Tecnologia da Informação (TI) do TRE-AM, Leandro Simões, que explicou o plano de contingência da justiça eleitoral em meio a esse cenário.
Não temos como formatar um único plano de contingência, porque são situações diversas. Temos três situações. Uma situação é que os eleitores das comunidades atingidas irão se deslocar para outros locais, como comunidades vizinhas, o que é comum. Tem outras situações em que a comunidade vai permanecer no local e a justiça eleitoral tem que fazer chegar a urna eletrônica. Com o acesso prejudicado, os mesários e técnicos poderão se deslocar através de helicóptero do convênio do TRE com as forças armadas para atender os eleitores”, esclareceu Leandro Simões.
Em todo o Amazonas, são mais de 1.595 locais de votação, sendo 8.381 seções para atender os eleitores. Para melhor atender as comunidades distantes, a equipe da justiça eleitoral realizará um plano de logística.
“Uma terceira situação são as urnas eletrônicas que serão instaladas em comunidades onde as pessoas vão permanecer, o que ficará mais difícil por conta da seca. Um exemplo são as comunidades do município de Manacapuru, no qual o transporte continuará do mesmo jeito da sede do município para os locais de votação. O que vai acontecer é que o deslocamento que estava previsto para acontecer no sábado à tarde, vamos antecipar para o sábado de manhã para garantir que as pessoas possam chegar ao local de votação”, ressaltou o Secretário.
LEIA TAMBÉM: Eleições 2024: Saiba quem são os candidatos a prefeito de Iranduba
Conforme o Secretário, a distribuição das urnas iniciou no último dia 12 de agosto. As urnas estão sendo enviadas para os polos do Amazonas, que ao todo, somam 14 polos de cargas.
“Deslocamos as urnas para os municípios, que chamamos de polos de cargas e nesses municípios as urnas serão preparadas já no final de setembro e partir disso, serão deslocadas para os municípios vizinhos ou locais de votação”, acrescentou Leandro.