O Superior Tribunal de Justiça (STJ)divulgou, o edital do concurso público destinado à formação de cadastro reserva para cargos de analista judiciário em diversas especialidades, com salário de R$ 12.455,30. O concurso exige nível superior.
As inscrições serão do dia 30 de agosto ao dia 20 de setembro, com provas previstas para ocorrerem no dia 1º de dezembro. Esse será o primeiro concurso do STJ após seis anos. O último foi realizado em 2018 e o seu prazo de validade terminou em fevereiro deste ano.
De acordo com o STJ, o concurso será realizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e irá ocorrer em Brasília, em etapa única de caráter eliminatório e classificatório, com provas objetivas e discursivas para todos os cargos. Também serão exigidos testes de aptidão física (TAF) específicos para os candidatos ao cargo de analista judiciário na especialidade de inspetor da polícia judicial. As vagas são para a sede do STJ, localizada no Distrito Federal.
As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 30 de agosto, na página do Cebraspe, disponível neste link. Durante o período de solicitação de inscrição, o candidato deverá escolher a área de especialidade e informar se precisa de atendimento especializado ou se deseja concorrer às vagas reservadas. De acordo com o edital, o STJ reservou 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos autodeclarados negros. Além disso, o concurso disponibilizou 3% das vagas para candidatos indígenas.
Em seguida, o candidato deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) gerada pela página de acompanhamento do concurso. A taxa de inscrição é de R$ 120 e pode ser paga em qualquer banco. O pagamento via Pix também está disponível e deve ser realizado por meio do QR Code apresentado na própria GRU.
O candidato que deseja solicitar isenção total de pagamento do valor de inscrição deve comprovar ser membro de família de baixa renda por meio do Número de Identificação Social – NIS, atribuído pelo Cadastro Único. Doadores ou doadoras de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde também podem solicitar a isenção.
LEIA TAMBÉM:Saiba quando saem o gabarito e as notas das provas do CNU
Confira as áreas e especialidades do cargo de analista judiciário:
Área administrativa:
- Sem especialidade
- Inspetor da polícia judicial
Área apoio especializado:
- Análise de sistemas de informação
- Arquitetura
- Biblioteconomia
- Comunicação social
- Contadoria
- Enfermagem
- Engenharia civil
- Engenharia elétrica
- Engenharia mecânica
- Medicina – ramo cardiologia
- Medicina – ramo clínica geral
- Medicina – ramo ortopedia
- Odontologia – ramo dentística
- Pedagogia
- Psicologia
- Suporte em tecnologia da informação
Área judiciária: - Sem especialidade
Por Terra