A Fundação Nacional de Artes (Funarte) prorrogou o prazo de inscrições do edital Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024. As inscrições ficarão abertas até as 17h59 (horário de Brasília) de 19 de agosto de 2024.
São oferecidas 20 bolsas no Módulo 2. O apoio financeiro será individual e o valor da bolsa é de R$ 15 mil – valor sem os descontos previstos, conforme o item 4.4 do edital.
O Módulo 2 do edital Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024 oferece apoio financeiro para agentes artísticos do Teatro, Dança e/ou Circo, para participação na Platea – Semana dos Programadores do Festival Internacional Teatro a Mil, de Santiago, no Chile, de 14 a 19 de janeiro de 2025. A bolsa não se destina a apresentações de espetáculos artísticos na programação dos festivais.
De 14 a 19 de janeiro de 2025, reúnem-se criadores latino-americanos com curadores, produtores e gestores culturais de todo o mundo, para promover e expandir as artes cênicas globalmente. Para promover residências artísticas, circulação de obras, produções e coproduções, a programação é composta por obras, painéis de conversa, visitas a espaços de criação, showcases e pitch sessions.
LEIA TAMBÉM: Última chance de trabalho para professores no ENEM 2024
Podem concorrer às bolsas agentes do campo artístico com, pelo menos, cinco anos consecutivos de atuação nas áreas de Teatro, Dança e/ou Circo, no âmbito da difusão das artes cênicas brasileiras nos circuitos internacionais. Podem se inscrever: pessoas físicas, maiores de 18 anos; pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos; Microempreendedores Individuais (MEI); e Empresários(as) Individuais (EI) com experiência no campo da cultura e das artes.
O edital é mais uma ação do projeto Funarte Brasil Conexões Internacionais, que tem o propósito de conectar agentes artísticos brasileiros e de outros territórios culturais em ações internacionais que promovam o diálogo intercultural, a cooperação, a coprodução, o intercâmbio e a colaboração mútuas. No âmbito da Política Nacional das Artes, esse projeto integra o Programa de Internacionalização das Artes, que pretende fortalecer a presença das artes brasileiras nos diversos circuitos internacionais, por meio da articulação institucional junto a entidades, organismos e projetos internacionais.