A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) lançou um edital para financiar projetos de divulgação científica no estado. As inscrições começam no dia 26 de agosto e seguem até o dia 10 de outubro.
Os investimentos serão feitos através do Programa de Apoio à Disseminação do Conhecimento Científico, Tecnológico e Inovador, no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu (Divulga CT&I/ Fapeam).
Pesquisadores coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu em Instituições de Pesquisa e/ou Ensino Superior (Ipes) no Estado do Amazonas, sem fins lucrativos, podem apresentar propostas até o dia 10 de outubro de 2024.
As propostas no edital de fomento à divulgação científica deverão ser apresentadas em formulário online específico que deverá conter objetivos e atividades em consonância com os temas do edital, e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), disponível no endereço eletrônico: http://www.fapeam.am.gov.br.
Para acessar o formulário, o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SigFapeam.
LEIA TAMBÉM: Fapeam oferece R$1 milhão para apoiar eventos científicos no Amazonas
Serão aplicados recursos financeiros estimados em R$ 500 mil, oriundo do tesouro estadual, com estimativa de contratação de até 10 proponentes.
O Divulga CT&I/Fapeam visa ampliar a produção científica, tecnológica e de inovação de pesquisadores coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu, por meio da concessão de auxílio pesquisa para custear as taxas relacionadas à divulgação científica, e incentivar a produção de conteúdo acadêmico de qualidade, disseminação do conhecimento científico e fortalecimento dos cursos de pós-graduação.