Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Exército com o objetivo de ingressar nos Colégios Militares. Estão disponíveis 405 vagas, das quais 355 são para o 6º ano do ensino fundamental e 50 para o 1º ano do ensino médio. Adicionalmente, 5% das vagas são destinadas a candidatos com deficiência.
As inscrições para o processo seletivo do Colégio Militar devem ser feitas diretamente na instituição, tanto online quanto presencialmente. No entanto, essa regra não se aplica a candidatos com deficiência, que devem se inscrever apenas presencialmente. O prazo para inscrição encerra-se às 12h do dia 5 de setembro de 2024.
Uma taxa de participação de R$ 95 será cobrada e deverá ser paga até o dia final das inscrições. O responsável legal do candidato pode solicitar a isenção desta taxa no período de 30 de julho a 13 de agosto, desde que seja comprovada a condição de carência socioeconômica.
LEIA TAMBÉM: Inpa recebe inscrição para doutorado em Botânica em Manaus
EXAME INTELECTUAL
O processo de ingresso contará com um exame intelectual dividido da seguinte forma: Matemática – composta por 20 questões objetivas (itens de múltipla escolha) com pontuação máxima de 10,0 (dez); e Língua Portuguesa – também composta por 20 questões objetivas (itens de múltipla escolha) com pontuação máxima de 10,0 (dez).
A prova terá uma duração de 3 horas e 30 minutos e está prevista para ser aplicada em 20 de outubro de 2024. O caderno de questões e o gabarito serão disponibilizados no dia 21 de outubro, a partir das 12h, no site do Colégio Militar.