O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou nova fase do programa Celular Seguro. Agora, o foco é a recuperação de celular roubado e a identificação dos receptadores. A novidade amplia a proteção no combate a esses crimes e contra golpes financeiros.
De acordo com o Ministério, houve a criação de um Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares. Dentro de 90 dias quem utiliza o Celular Seguro terá mais opções, sendo elas o bloqueio total ou modo recuperação: bloqueio parcial.
LEIA TAMBÉM: Conheça os riscos para as mãos de passar muito tempo no celular
Durante o bloqueio total, o aparelho (IMEI), chip (linha) e aplicativos parceiros ficam indisponíveis. Com o modo recuperação, será permitida a integração do Celular Seguro ao Protocolo Nacional.
Com o modo recuperação, o Celular Seguro será informado pelas operadoras de telefonia sempre que um novo chip for instalado no aparelho furtado ou roubado. A identificação do celular roubado irá auxiliar na ação das polícias estaduais, a partir da implantação do Protocolo Nacional. Ainda há previsão para que qualquer pessoa possa consultar a Base Nacional de Boletins de Ocorrência do Sinesp e verificar se o aparelho possui algum tipo de restrição.
Assim, antes de fazer a compra de um aparelho ficará mais fácil a consulta para ver se há algum furto ou roubo para o celular.