O Amazonas alcançou 2,0% de aumento no volume de vendas no comércio varejista, em maio deste ano, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual está acima da média de crescimento registrada no país, que chegou a 1,2%.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o desempenho do Varejo, no Amazonas, resultou numa variação de 7,3%. No acumulado do ano, o índice foi de 4,9% e a variação acumulada em 12 meses obteve um percentual de 3,7%.
Em maio, o Estado aparece entre os cinco melhores resultados nacionais e se posiciona em segundo lugar no Norte.
Posicionado em quarto lugar, no ranking entre os Estados, o Amazonas alcançou um desempenho de destaque no Comércio Varejista, em maio, quando comparado a abril. Os melhores desempenhos foram do Amapá (3,4%), do Mato Grosso (3,0%) e do Maranhão (2,2%). Já os menores índices ficaram com Roraima (-5,9%), com o Espírito Santo (-2,6%) e com o Acre (-1,7%).
Na comparação com os Estados do Norte, o Amazonas (2,0%) ficou em segundo lugar, só perdendo para o Amapá (3,4%).
Na passagem de abril para maio, 16 unidades da federação registraram alta nas vendas do varejo. Entre elas, destacaram-se Amapá (3,4%), Mato Grosso (3,0%) e Maranhão (2,2%). As outras 11 UFs ficaram no campo negativo, com destaque para os recuos de Roraima (-5,9%), do Espírito Santo (-2,6%) e do Acre (-1,7%).
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Em nível nacional, as maiores contribuições foram exercidas por hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,7%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%). Além disso, houve questões conjunturais, como o aumento das vendas do setor de vestuário mais focadas em calçados.
Os setores com resultados negativos, no âmbito nacional, foram móveis e eletrodomésticos (-1,2%), combustíveis e lubrificantes (-2,5%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-8,5%).