Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Últimos dias para vacinação de cães e gatos contra raiva no AM
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Últimos dias para vacinação de cães e gatos contra raiva no AM
Cidades

Últimos dias para vacinação de cães e gatos contra raiva no AM

Redação
Atualizado em 2024/07/18 at 2:43 PM
Redação 2 anos atrás
Compartilhe
(Foto: Divulgação/FVS-RCP)
Compartilhe

Tutores de cães e gatos devem estar atentos à antecipação da campanha de vacinação contra a raiva no Amazonas, que ocorre até 31 de julho, é o alerta da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). A imunização está direcionada aos animais com mais de três meses de idade e que estejam saudáveis.

A antecipação faz parte da estratégia de intensificação das ações relacionadas à estiagem, de acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. “Com a previsão de mais uma estiagem severa, a FVS-RCP orientou as secretarias municipais de saúde para realizarem as campanhas, ainda no primeiro semestre de 2024, como forma de garantir a imunização dos animais que também sofrem com a mudança climática”, disse.

De acordo com o responsável pela Vigilância Ambiental, Elder Figueira, é a primeira vez que a campanha estadual tem duração de 6 meses (fevereiro a julho). “Em decorrência do processo de contratação de vacinadores que ocorreu no primeiro semestre, Manaus é o único município que seguirá o cronograma a partir de setembro. Os demais estão em fase de conclusão da campanha”, explica Elder.

Segundo o gerente de zoonoses da Vigilância Ambiental da FVS-RCP, Deugles Cardoso, a FVS-RCP distribuiu as vacinas e forneceu os insumos necessários, como seringas e agulhas, para garantir que os municípios estejam bem equipados para conduzir as campanhas de vacinação contra a raiva. 

LEIA TAMBÉM: Castração gratuita de cães e gatos na Compensa nesta sexta; Saiba como agendar

“Essa colaboração entre o Estado e os municípios é necessária para alcançar uma cobertura vacinal ampla e eficaz, prevenindo surtos da doença e protegendo tanto os animais quanto a população humana”, avalia.

Seis cidades do Amazonas já encerraram as campanhas de vacinação, com alcance de meta e outras 55 estão finalizando. A FVS-RCP destaca que, devido à proposta do Ministério da Saúde de solicitar à Organização Mundial de Saúde (OMS) a validação da eliminação das variantes V01 e V02 do vírus da raiva, transmitidas por cães e gatos, comprometeu-se a realizar a campanha em 6 meses (fevereiro a julho). 

A campanha será reduzida em 30 dias a cada ano, até atingir 90 dias (fevereiro a abril) em 2027, para atender às demandas considerando as características geográficas do estado.

Orientação para vacinação segura contra a raiva

Preparação do Ambiente: Escolha um local calmo e livre de distrações para a vacinação, garantindo que o espaço seja seguro para os animais e as pessoas envolvidas.

Transporte Seguro: Certifique-se de que os cães estejam com coleiras e, se necessário, com focinheiras. Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes.

Condução dos Animais: Os animais devem ser conduzidos por um adulto responsável, que assegure a segurança de todos durante o processo.

Avaliação do Animal: Antes da vacinação, verifique se o animal está saudável. Animais doentes, com febre, diarreia ou outras enfermidades, além de fêmeas gestantes ou que estejam amamentando, não devem receber a vacina.

Monitoramento: Após a vacinação, observe o animal por um tempo para garantir que não haja reações adversas.

Vacina antirrábica animal: A vacina é segura, não causa reação adversa, não leva o animal a óbito.

Leia também

Entenda como funcionam chamadas da Lista de Espera no FIES 2026

Cetam suspende edital de cursos para nova unidade da Compensa; saiba detalhes

Castramóvel leva agendamento gratuito ao Coroado para castração de animais

Provão Eletrônico do EJA abre inscrições para sete cidades do Amazonas

Veja onde vai faltar energia em Manaus nesta sexta-feira

Termos destaque
Redação 18/07/2024 18/07/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Homem é procurado por roubo em estacionamento de supermercado Homem é procurado por roubo em estacionamento de supermercado
Próximo Artigo Chitãozinho e Xororó, Luan Santana: Confira os shows do Sou Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.