Um verdadeiro marco musical foi o surgimento do rock, o estilo musical intenso e diverso é presente no cotidiano, despertando emoções. Neste sábado (13/07) é celebrado o Dia Mundial do Rock. Mas afinal, qual o significado desse dia?
A data foi escolhida como homenagem ao Rock n’ Roll, estilo que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. O gênero nasceu nos Estados Unidos, na década de 1950, sendo influenciado por gêneros emergentes na época, como o jazz, folk, country e blues.
Algumas décadas depois, no dia 13 de julho de 1985, houve um evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos) que reuniu as principais estrelas da música naquela época.
LEIA TAMBÉM: Ícones do Rock: Veja as biografias e curiosidades de cinco astros internacionais
O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia. O evento contou com a presença de artistas e grupos de rock como o The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton, Black Sabbath.
O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock. Até hoje, o rock é um gênero musical composto por várias influências, que seguem com o mesmo propósito original de lutar pela ‘liberdade de expressão’.