Abrigos para pássaros, sementes e insetos de várias espécies, as árvores possuem um papel fundamental para a preservação da biodiversidade na Amazônia. Pensando nisso, o Museu da Amazônia (Musa) criou o programa Amicus Flora como forma de incentivar a população para a manutenção da flora local.
O programa permite a adoção de uma árvore no Musa, em Manaus, para que suas plantas e sementes continuem brotando. São mais de 300 árvores classificadas, sinalizadas e registradas em lista. Entre as árvores catalogadas estão a Jarana-amarela, Goiabinha, Louro-pirarucu, Abuta, Ripeiro-amarelo e o Cipó-d’alho.
Para adotar uma árvore no Museu da Amazônia é necessário o pagamento no valor de R$ 500 por um ano de adoção de uma árvore. Como reconhecimento, haverá uma placa com o nome do amicus, seja pessoa física ou empresa, junto ao nome da planta. Para quem adotar, o Musa oferece gratuidade do ingresso para visita sem guia no Musa durante o período de adoção.
LEIA TAMBÉM: MUSA abre seleção para estágio e voluntários em Manaus
Vale lembrar que o Musa oferece passeios com pegada ambiental, como a famosa torre de observação, jardim sensorial, trilhas, observação das samambaias, orquídeas e bromélias.
Para se tornar um amicus, o interessado deve acessar o site do Musa, escolher uma das árvores listadas, em seguida, enviar o nome completo e a planta escolhida para o e-mail: [email protected]. Por fim, depois de receber um e-mail de confirmação, é necessário efetuar o depósito bancário e enviar o comprovante.