O temporal que atingiu Manaus, nesta quarta-feira (10/07), ocasionou prejuízos em pelo menos 30 lojas do comércio do Centro e as alagações aconteceram após a Prefeitura ter cimentado canaletas que escoavam a água em quatro das principais vias comerciais da região.
A alagação nas ruas e nos estabelecimentos estragou mercadorias e deixou um rastro de prejuízos e preocupações. A inundação é uma nova dor de cabeça para os lojistas, que já reclamam dos altos preços da Zona Azul e do abandono social de uma das regiões mais tradicionais do comércio da capital, hoje com forte presença de usuários de drogas.
Nas ruas Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira e Marechal Deodoro, uma obra da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) é considerada desastrosa pelos lojistas. O sistema de drenagem das águas foi cimentado.
“A Prefeitura fez um trabalho errado nessa área do Centro e essa canaleta, ao invés de ser só fechada na parte de cima, foi fechada em baixo com cimento”, disse o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag.
LEIA TAMBÉM: Avenida Maceió interditada após chuva abrir cratera
Conforme o presidente da CDL, na Marechal Deodoro, a Prefeitura já havia revertido a obra, após identificação do problema. Mas nas demais ruas, não houve intervenção.
“Na Marechal Deodoro, eles colocaram e tiraram. Existia uma vala que roubaram as tampas. Só que eles não viram que os telhados das lojas desaguam lá”, explicou.
A reportagem do Segundo a Segundo procurou a prefeitura para questionar sobre a decisão de cimentar o sistema de drenagem das águas do Centro e quando será consertado o problema. Mas até o fechamento deste material, não houve resposta.
Veja os vídeos das alagações no Centro