O Teatro Selma Bustamante recebe, no sábado (06/07), a estreia do espetáculo teatral “Martins vale a Pena”. A obra é uma compilação de três textos do dramaturgo Martins Pena: “O Inglês Maquinista”, “O Caixeiro da Taverna” e “Quem Casa quer Casa”.
A apresentação será às 20h30. O Teatro Selma Bustamante está localizado na sede da Interarte, na avenida Maceió, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
O artista Roger Barbosa assina a adaptação e a direção da obra, que é a mais nova produção da Interarte. Segundo o diretor, a escolha por peças teatrais de Martins Pena não só presta homenagem a um dos pilares do teatro brasileiro, mas também oferece uma oportunidade valiosa para explorar, compreender e apreciar a riqueza da cultura e da sociedade do Brasil por meio de uma lente histórica e crítica.
“Montar suas peças permite ao público moderno entender melhor a história e a evolução da sociedade brasileira. As peças de Martins Pena abordam questões sociais e políticas que, em muitos casos, ainda são pertinentes hoje. Ele criticava a corrupção, a hipocrisia e as desigualdades sociais de maneira humorística e acessível. Montar essas peças pode estimular a reflexão e o debate sobre questões contemporâneas similares”, explica o diretor que também estará em cena.
Além de Roger, integram o elenco: Andrey Rafael, Anilton Neto, Caio Maffioletti, Diego Caranhas, Késia leão, Larissa de Paula, Lenine Charles, Marcelo Gaeta, Marcos Auzier, Mariana Normando, Pedro Caranhas, Roger Barbosa, Tamires Andrade, Wilson do Carmo e Yohei Miura. O figurino é assinado por Larissa de Paula.
Martins Pena é considerado o precursor da comédia de costumes, o mais característico dos gêneros do teatro brasileiro, e o principal autor do teatro romântico no Brasil. Nas suas peças teatrais descreveu com ironia e humor a sociedade brasileira e as suas instituições, abordando temas como casos de família, casamentos, heranças, dotes, dívidas e festas. Para construir as suas personagens inspirava-se frequentemente em gente da roça e do povo comum das cidades.
LEIA TAMBÉM: Stand-up ‘Aventureiros do Prazer’ conta sobre encontros amorosos desastrosos
“Encenar peças de Martins Pena em 2024 é uma decisão que une a preservação do patrimônio cultural com a relevância contemporânea. Suas obras oferecem uma lente crítica e humorística para examinar a sociedade atual, promovendo a reflexão, a educação e o entretenimento. Assim, Martins Pena continua a ser uma voz importante e ressonante no teatro brasileiro”, destaca Roger Barbosa.
O Teatro Selma Bustamante é um teatrinho de bolso com 60 lugares e fica na sede da Interarte, localizada na rua Maceió, nº 80, Adrianópolis. Os ingressos já estão sendo vendidos a um valor promocional de estreia. Informações: (92) 99112-1866.