Apesar de ser um processo natural do corpo humano durante o mês, a menstruação antigamente era considerada um “tabu” para a sociedade, sendo associada a falta de higiene. Em 2023, segundo relatório feito pelo Fundo de População das Nações Unidas junto ao UNICEF, das 60 milhões de mulheres que menstruam no país, 15 milhões não têm acesso a produtos adequados de higiene menstrual.
O cenário é assustador, no entanto, o Ministério da Saúde através dos programas Farmácia Popular e Dignidade Menstrual realiza a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para pessoas de 10 a 49 anos, que estejam inscritas no CadÚnico e que não têm acesso a esse item fundamental durante o ciclo menstrual.
LEIA TAMBÉM: Crédito Rosa empresta até R$20 mil para mulheres montarem negócio
No Amazonas, estão cadastradas 69 farmácias, sendo 48 localizadas em Manaus. As outras 21 estão nos municípios de Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Presidente Figueiredo, Maués, Parintins, Manicoré, Lábrea, Jutaí, Juruá, Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Humaitá, Uarini, Boa Vista do Ramos, Fonte Boa, Envira, Coari e Boca do Acre.
Em Manaus, as farmácias populares estão localizadas em pontos estratégicos nas zonas Leste, Norte, Centro-Oeste e Sul. Sendo elas, Avenidas Djalma Batista, 7 de Setembro, André Araujo, Paraíba, Autaz Mirim, Noel Nutels, Eduardo Ribeiro, Torquato Tapajós, Tancredo Neves, entre outros.
CONFIRA A LISTA DE FARMÁCIAS CREDENCIADAS!
Como retirar absorvente de forma gratuita?
A interessada deve comparecer até uma das farmácias credenciadas, apresentando documento oficial com foto e CPF. Algo a se atentar é que antes de ir até o local, é importante gerar o documento de autorização do programa Dignidade Menstrual.
Para emitir o documento, a mulher deve acessar o aplicativo Meu SUS Digital. Os que tiverem dificuldade em gerar o documento, podem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou equipamentos da assistência social como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua para orientações.
LOCALIZAÇÃO DO CRAS EM MANAUS!
Quem tem direito ao absorvente gratuito?
-Mulheres e meninas com idades entre 10 e 49 anos que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal.
-Quem tem a renda mensal de até R$ 218 ou estudante de baixa renda da rede pública de ensino;
-Pessoas em situação de rua.