O rock é um dos gêneros musicais mais presentes na cultura brasileira, sendo um verdadeiro símbolo da liberdade de expressão. O movimento Tropicalismo, iniciado nos anos 60, deu o tom de como seria as décadas mais roqueiras do país, entre os anos 80 e 90, foi uma fase decisiva sobre a inquietação dos artistas e do povo, os anseios da juventude, e a reflexão nua e crua da realidade social e cultural do país.
Entre os artistas mais conhecidos na época do rock, estão Rita Lee, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Cazuza, Kid Abelha e outros. Em comemoração ao dia 13 de julho, separamos uma lista com os 7 discos clássicos da música brasileira para ouvir no dia Mundial do Rock.
LEIA TAMBÉM: 10 discos icônicos para ouvir no Dia Mundial do Rock
Raul Seixas – 1973
Com letras irreverentes e críticas sociais, combinadas com uma sonoridade influenciada pelo rock ‘n’ roll, o disco consolidou a figura de Raul Seixas como um dos maiores expoentes do rock.
Legião Urbana- Dois
Lançado em 1985, o álbum ‘Dois’, é considerado um dos mais icônicos dos anos 80. Com letras profundas e introspectivas, aliadas a uma sonoridade que mistura punk rock e new wave, o disco conquistou uma legião de fãs.
Raimundos- 1994
O álbum de estreia da banda Raimundos é considerado um dos responsáveis por popularizar o rock brasileiro nos anos 90. Com suas letras irreverentes, influência do punk rock e elementos da cultura nordestina, o disco trouxe uma sonoridade única e se tornou um sucesso nacional.
Os Mutantes – Os Mutantes
Uma das bandas mais originais da história da música foram os Mutantes, composto por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio. Desde 1968 até hoje, são considerados uma grande banda da história do rock brasileiro e os responsáveis por exibirem uma das maiores compositoras do país.
Barão Vermelho – Maior Abandonado
A banda Barão Vermelho (1984), que tinha como vocalista o Cazuza, é considerada a pioneira da onda roqueira que tomou conta do Rio de Janeiro à época da fundação do Circo Voador. O Barão Vermelho presenciava todos os seus contemporâneos atingindo o estrelato à medida que emplacavam hits, apareciam em programas de televisão e vendiam muitos discos.
Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens – Seu Espião
Lançado nos anos 80, o primeiro disco de Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens é considerado um marco para o rock brasileiro. O nome inusitado do grupo, escolhido durante uma entrevista ao vivo na rádio Fluminense, ajudava a chamar atenção, mas o primeiro álbum lançado em 1984 e a presença tímida de Paula Toller transformaram o grupo em um sucesso.
Com a ajuda de Lulu Santos, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens logo se encontraram no gênero. Além das faixas do primeiro single, o disco ainda emplacaria “Fixação”, “Alice”, a faixa-título e as baladas “Nada Tanto Assim” e “Como Eu Quero”.
Os Paralamas do Sucesso – Selvagem?
Em 1985, os Paralamas do Sucesso tocaram no primeiro Rock In Rio. O trio decidiu apostar em uma mudança sonora diferente de tudo que existia na indústria quando gravaram seu terceiro álbum. Cansados de serem chamados de “Police brasileiro”, Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone decidiram ir direto à fonte, buscando influências na música africana, reggae de raiz e também na Música Popular Brasileira (MPB).