O Rock n’ Roll é um gênero musical que atravessa gerações, sendo influente no mundo inteiro. Conhecido como símbolo da luta pela liberdade de expressão, o rock é representado por artistas e discos icônicos.
No cenário internacional, o gênero legou artistas como The Beatles, Queen, The Rolling Stones, Led Zeppelin, entre outros. No Brasil, bandas como Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs e os Mutantes estão entre as mais queridas pelos apaixonados no gênero.
Em comemoração ao dia 13 de julho, separamos uma playlist com os 10 discos mais icônicos para ouvir no dia Mundial do Rock.
LEIA TAMBÉM: Saiba o verdadeiro significado por trás do Dia Mundial do Rock
Confira a playlist com discos icônicos para o Dia do Rock
Nevermind – Nirvana
Lançado em 1991, o álbum Nevermind da banda conquistou o público não apenas pelas canções, mas também pela sua capa, que foi considerada a mais bonita e bem pensada de todos os tempos. O álbum vendeu mais de 30 milhões de cópias e destacou Kurt Kobain, com sua voz rouca e angustiante, dando início ao estilo grunge.
Abbey Road – The Beatles
Lançado em 1969, o álbum Abbey Road, da banda The Beatles traz toda sua habilidade musical, mostrando seu domínio nos mais diversos estilos e influências em uma das obras sonoras mais conhecidas da história.
The Dark Side of the Moon – Pink Floyd
Lançado em 1973, o disco The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, é um dos mais aclamados da história, sendo conhecido por ser um verdadeiro marco na história do rock progressivo. A obra traz composições conceituais e uma experiência sonora diferenciada para a época de seu lançamento.
Led Zeppelin – Led Zeppelin
De 1968, com o álbum Led Zeppelin, a banda se superou com uma canção que foi uma das mais escutadas do mundo: Stairway To Heaven. Além de vender mais de 40 milhões de cópias ao redor do mundo, a capa do disco também pode ser classificada como uma das mais icônicas já feitas, repleta de símbolos que representavam cada um dos integrantes da banda.
Born to Run – Bruce Springsteen
Um dos discos mais icônicos é o Born to Run, lançado em 1975 que deixou Springsteen em destaque, e conseguiu cimentar a reputação do astro dentro do gênero. Além disso, o artista capta a essência do sonho americano em faixas adoradas por seus fãs.
The Joshua Tree – U2
Levando o U2 à fama mundial, “The Joshua Tree” é casa das faixas mais poderosas com letras que fazem todos os ouvintes e fãs refletirem. O disco firmou a banda como uma das mais populares da história da música.
Exile on Main Street – The Rolling Stones
De 1972, o álbum Exile on Main Street, é conhecido como influências em diversos gêneros, incorporando uma rota completa desde o blues até o country. Ideal para os amantes da música que adora desfrutar faixa-a-faixa de um disco.
A King of Magic – Queen
O álbum A King Of Magic surgiu após um convite do produtor Russell Mulcahy para gravar algumas músicas para o filme Highlander. A Kind Of Magic é o décimo segundo disco da banda e o primeiro a ser gravado digitalmente. O álbum, de forma geral, apresenta uma investida mais orgânica aliada a elementos pop, mas é com o arranjo da National Philharmonic Orchestra junto com os vocais de Freddie Mercury.
Hotel California – Eagles
Além de toda a excelência musical, com harmonias vocais, produção e envolvimento a cada faixa, o disco de 1976 é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos. Destaque especial para a faixa-título que popularizou ainda mais a obra.
Back In Black – AC/DC
Uma das bandas mais aclamadas dos últimos tempos, são os australianos do AC/DC que se consagraram no mundo do hard rock com o álbum Back In Black, lançado em 1980. É um disco memorável, principalmente por ter sido lançado após a morte do vocalista da banda na época, Bon Scott, afetando drasticamente o destino do grupo.