Passagem, hospedagem, transporte, bagagem e vacinas são esses itens fazem parte da lista de quem está se preparando para viajar. Nessas horas é preciso atenção aos mínimos detalhes para aproveitar as férias da melhor forma possível. A expectativa de uma viagem de sucesso pode ser frustrada em caso de doenças ou males até o destino final. Um detalhe fundamental é a vacinação.
Para viagem nacional ou internacional, é importante estar com o Calendário Vacinal em dia para evitar imprevistos. Dependendo do destino, alguns lugares exigem vacinas específicas. Pensando nisso, o Segundo a Segundo conversou com a doutora Angela Desirée, atual gerente estadual de Imunização da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
Para consultar as vacinas obrigatórias para viajar é necessário se atentar à faixa etária do viajante. Para isso, o Ministério da Saúde disponibiliza o Calendário Nacional de Vacinação, consulte aqui.
Para viagens internacionais e nacionais, a orientação é que o viajante esteja com a situação vacinal atualizada, conforme as orientações do calendário nacional de vacinação, de acordo com a faixa etária. Além disso, o viajante deve incluir o cartão de vacinação entre os documentos da viagem, sendo um documento que comprova em todo o território nacional a vacinação”
explicou a gerente da FVS.
É importante lembrar que, em situações de emergência, a carteira de vacinação também serve como documento de identificação. Outro documento importante é o Certificado Internacional de Vacinação, que pode ser emitido no Meu SUS.
LEIA TAMBÉM: Não é só gotinha: entenda como funciona a vacinação contra a pólio
“Para viagens internacionais é importante também dispor do certificado internacional de vacinação e profilaxia que está disponível na internet, quando exigido para entrada no país de destino no qual ocorra escala de voos. Devemos sempre verificar o país de destino e as exigências em relação a vacinação. Também é importante adequar a necessidade do viajante de atualização de acordo com a data em que ele vai embarcar. No Calendário Nacional nós temos as vacinas com os intervalos preconizados, mas nós temos o intervalo mínimo dependendo da situação para completar o esquema de vacinação”, informou a doutora Angela.
Caso o viajante tenha alguma vacina atrasada ou desatualizada, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa, para atualizar seu cartão de vacinação.