A relação entre o homem e a natureza, a viagem pelas próprias origens e a exaltação do saber ancestral são alguns assuntos que o boi Garantido apresentará durante as três noites do Festival Folclórico de Parintins 2024.
A Comissão de Artes do boi da Baixa do São José, responsável pelo projeto de arena e pela execução do mesmo, recebeu a imprensa para uma coletiva na tarde desta quarta-feira (26/06), na Villa Bulcão, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
Durante o evento, Hellen Picanço, membro da Comissão de Artes, explicou que o que será apresentado na arena faz uma viagem ao tempo.
“Nós vamos falar sobre essa relação do homem com a natureza, vamos viajar pela nossa ancestralidade, revelando os segredos de brincar de boi no Garantido e vamos encerrar a nossa participação no festival falando sobre o saber ancestral, revisitar o nosso passado para conseguir construir o futuro que queremos, prezando pela nossa Amazônia”, enfatizou.
LEIA TAMBÉM: Isabelle Nogueira, Valentina Cid e mais: Veja os 21 itens do Festival de Parintins 2024
O presidente do bumbá vermelho e branco, Fred Góes, falou ainda que o espetáculo do Boi Garantido vai enaltecer também os artistas, pessoas que dedicam grande parte do seu tempo na construção dos Festival de Parintins.
“Eu sempre me preocupei muito com isso (valorização artística), vim de uma formação de grandes espetáculos, então para mim é um momento muito importante, ter recursos para entregar o que pra mim é divino, que é a arte”, disse.
Depois de passar por momentos turbulentos administrativa, o Boi Garantido buscou a reformulação no seu quadro de artistas e diretores para recuperar a confiança de patrocinadores e da própria galera encarnada.
Os gigantescos módulos alegóricos começaram a chegar nos arredores do Bumbódromo no último dia 10 de junho, antecipando o cronograma do translado, que inicia na Baixa do São José.
Para este ano, o bumbá vermelho e branco leva para a arena o tema Segredos do Coração e busca o 33° título do Festival de Parintins.