Manaus recebe o XX Festival Internacional de Flautistas, nesta semana. O evento acontece de 06 a 09 de junho, e durante estes quatro dias, o centenário de nascimento do célebre flautista brasileiro Altamiro Carrilho será celebrado. O Festival é uma realização da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF).
O grande flautista e compositor paulista radicado na Bélgica desde 2012, Victor Somma, abre o festival nesta quinta (06/06), às 14h, no Palácio Rio Negro, com a apresentação do seu primeiro álbum solo “Minimal Dreams”. As obras orquestrais e de música de câmara já foram interpretadas em vários países da Europa, tendo a sua obra “Ide!” para flauta solo, escolhida como peça de confronto na final do 43° concurso internacional James Pappoutsakis. Sua obra “Do You Love Me?” para flauta e piano já eleita melhor obra contemporânea no Swiss Chamber Music Festival de 2018.
A estreia oficial do XX Festival Internacional de Flautistas acontece à noite, às 19h30, no Teatro ICBEU. O Coral de Flautas do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro (LAOCS), com a regência do maestro Arley Raiol, fará a recepção musical ao público, com as músicas Ave Verum Corpus KV 618, de Amadeus Mozart, e ainda, Rondo, em Ré Maior, KV 373, com a solista Tatiana Gerassimova.
LEIA TAMBÉM: Confira a agenda de espetáculos do Teatro Amazonas
A abertura terá a apresentação da Amazonas Filarmônica e regência do maestro Claudio Abrantes, e a seguinte programação: Radamés Gnattali (1906 —1988), Divertimento para flauta em Sol e orquestra de cordas, solista: Andrea Ernest Dias; Cyro Pereira (1929 —2011), Cassiando Encrenca, obra para flauta solo e grupo de sopros, bateria, guitarra e baixo elétrico, solista: Cássia Carrascoza; Osvaldo Lacerda (1927 —2011), Concerto para piccolo e orquestra de cordas, Solista: Danilo Mezzadri; Carl Reinecke (1824 —1910), 3º mov. do Concerto para flauta e orquestra, solista: Ivo Shin; Camille Saint-Saéns (1835 —1921), Tarentelle para orquestra e solos de flauta e clarinete, Solistas: Michel Bellavance e Elismael Lourenço.
O XX Festival Internacional de Flautistas contempla quatro dias de uma programação com atividades de formação e aperfeiçoamento musical e apresentações musicais gratuitas. O evento conta com a participação de flautistas nacionais e internacionais, e tem como objetivo contribuir com o aperfeiçoamento técnico e musical dos participantes do Festival, além de ofertar ao público concertos gratuitos.