O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está entre as instituições públicas que, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), irão realizar atendimentos às populações de Lábrea e Humaitá, municípios localizados no sul do Amazonas, entre os dias 17 e 21 de junho, durante o Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal.
Da mesma forma que a edição inaugural, esta conta com cinco dias voltados para serviços que visam proporcionar o acesso não apenas à Justiça, mas também à cidadania. O primeiro Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal ocorreu em julho do ano passado em São Félix do Xingu, no Pará.
O coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Iracemo da Costa Coelho, esclarece que a autarquia previdenciária contará com uma equipe de cinco técnicos do Seguro Social, dois peritos médicos e uma assistente social em cada agência. “Serão ofertados todos os serviços, tais como perícia médica, avaliação social, análise de aposentadorias, pensões, salário-maternidade e benefícios assistenciais”, explica o gestor.
LEIA TAMBÉM: Boa Vista do Ramos recebe mutirão para divórcios, teste de DNA e mais assuntos jurídicos
O diferencial é que, neste período, será um atendimento espontâneo. Assim, não há necessidade de agendamento, respeitando a limitação da quantidade de servidores que vão estar nas unidades. “São duas agências da Previdência Social que já funcionam normalmente, diferentemente da primeira edição, realizada em São Félix do Xingu, no Pará”, comenta Iracemo da Costa Coelho.