Um sorteio realizado neste sÔbado (22/06) definiu a ordem de apresentação dos bumbÔs Caprichoso e Garantido durante o Festival de Parintins 2024. Na sexta-feira e sÔbado (28 e 29 de junho) o Caprichoso abre o festival e o Garantido encerra as duas noites. No domingo (30 de junho), o Garantido abre o último dia de espetÔculo e o Caprichoso encerra o evento.
Para chegar ao resultado, o sorteio, realizado no Bumbódromo de Parintins, funcionou com a mesma metodologia dos anos anteriores: o presidente da agremiação que tirar a bola com numeração mais alta, tem a opção de escolher entre abrir ou fechar cada noite.
No ano passado, o Caprichoso iniciou as trĆŖs noites de espetĆ”culo. Neste ano, o presidente Rossy Amoedo apostou na mesma estratĆ©gia, sendo que nas duas primeiras noites teve a opção de escolha. āA ordem de sorteio tambĆ©m faz parte desse processo, que vai nos ajudar sim a locomover melhor nossas estruturas na concentraçãoā, explicou.
Segundo Amoedo, o bumbÔ que abre o festival tem o dia inteiro para se locomover na concentração. O outro boi que fecha a apresentação tem 30 minutos para movimentar toda sua alegoria, então para os dois bois geralmente é melhor abrir o evento, avalia Amoedo.
O presidente do Garantido, Fred Góes, também aprovou o resultado do sorteio e assegurou que o planejamento irÔ seguir conforme o idealizado pela comissão de artes.
āO que nós tĆnhamos projetado era fechar, fechar e abrir. Esse era o nosso projeto. EntĆ£o, para nós, estĆ” dentro do que preparamos, Ć© melhor que a gente traga o nosso segredo depois. Eles revelam o que eles quiserem. O segredo do coração só depois do contrĆ”rioā, comemora Góes.
O sorteio das apresentações do Festival de Parintins contou com a presença de itens oficiais e das torcidas dos bois-bumbÔs. O clima seguiu amistoso entre os presidentes do Boi da Francesa e Boi da Baixa do São José, ambos no primeiro ano de gestão.
LEIA TAMBĆM: Festival de Parintins 2024: Saiba onde ver o pĆ“r do sol na Ilha do boi-bumbĆ”
O secretÔrio de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, que também acompanhou o sorteio, destacou desenvolvido pelo do Governo do Estado na reta final para a organização do festival.
āSĆ£o muitos projetos que vĆ£o alĆ©m do que acontece aqui na arena do Bumbódromo. Temos a Galeria Cidade Aberta com vĆ”rios murais que serĆ£o fotografados e apreciados pelo pĆŗblico que passa aqui pela cidade, alĆ©m da nossa Estação da Cultura, o Trio Panavueiro, dentre outras atraƧƵes, o que Ć© mais importante a gente ressaltar que esse Ć© o Festival do Povo da Floresta, feito pelo povo de Parintinsā, cita o secretĆ”rio.