O Desenrola Brasil chegou ao fim no último dia 20 de maio, mas ainda tem sido usado como estratégia para a prática de golpes no país. O programa federal conseguiu reduzir em 8,7% a inadimplência entre a população mais vulnerável do país, conforme números do Governo Federal.
Levantamento da Serasa mostra que, de maio de 2023 a março de 2024, caiu de 25,2 milhões para 23,1 milhões o número de pessoas inadimplentes que ganham até dois salários-mínimos ou estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com dívidas dentro dos critérios da Faixa 1 do Programa, em que as negociações foram feitas pelo site www.desenrola.gov.br e pelos canais parceiros.
Apesar do encerramento do programa, golpistas estão usando a marca do Desenrola Brasil para simular o programa em e-mails. Quando vigente, o programa era acessado por meio de site oficial e inscrição por meio da plataforma Gov.Br. A partir de fevereiro deste ano, o programa passou a ser acessado também pelo site da Serasa Limpa Nome.
LEIA TAMBÉM: Com imagem do Ratinho, Solução Financeira aplicava golpes no Amazonas
Assim como na vida real, os estelionatários usam o golpe com o Desenrola Brasil para tentar enganar as pessoas nos ambientes virtuais a partir de premissas falsas e se valem da boa fé das pessoas e até do desespero para levarem vantagem sobre elas. É a partir desse método ardiloso que criminosos simulam sites oficiais do Governo Federal para conquistarem a atenção e confiança de suas vítimas.
Recebeu alguma mensagem ou e-mail que te ofereça algo muito interessante? Avalie melhor. Essa é a dica número um da internet. E quando se trata de Governo Federal, você pode contar com o Portal Gov.BR. Logo na primeira página, um espaço de pesquisa pergunta “O que você procura?”. Caso você receba alguma mensagem mencionando algum órgão do governo ou ministério, você pode procurar aquela informação diretamente no site oficial do órgão. Todos eles possuem também espaço para pesquisa.