Quem disse que empreendedorismo não é coisa de criança? A capacidade de empreender vai além de abrir um negócio e está conectada a uma série de habilidades, que podem fazer a diferença na vida dos pequenos, como resiliência, autonomia e planejamento.
Inaugurado em novembro do ano passado, o primeiro clube de negócios do Amazonas, o “All In Club”, conta agora com um projeto dedicado ao empreendedorismo infantil: o “All In Club Kids”.
Se empreender significa ter a capacidade de colocar algo em execução, nada melhor que aplicar esse conceito em todas as fases da vida. Idealizador da proposta amazonense de geração de relacionamento e negócios, o CEO e sócio fundador da holding de gestão “All In Hub”, Ícaro Gaspar, pontua que o objetivo do projeto é que os filhos e irmãos mais novos dos membros do clube tenham acesso a conteúdo sobre empreendedorismo, habilidades empreendedoras e inteligência emocional.
“Acreditamos que a principal ferramenta de evolução humana é o empreendedorismo. Estimular nas crianças o entendimento sobre o que é empreendedorismo, quais as habilidades empreendedoras necessárias e qual a mentalidade do empreendedor de sucesso certamente acelera o processo de evolução da sociedade. Além disso, o projeto permite melhorar as relações familiares, já que os filhos passam a ter conhecimento sobre a rotina e o estilo de vida de seus pais empreendedores”, detalha.
De acordo com Ícaro, a especialista em Customer Experience (CX) – também conhecido como “Experiência do Cliente” – e gestora de comunidade da holding, Roberta Gaspar, foi a responsável pela ideia. Ao lado de Luiz Eduardo Leal, outro sócio do clube, que já teve experiências com a educação de crianças, eles realizaram o primeiro encontro do projeto e perceberam que precisavam de mais apoio. Hoje, contam com auxílio da creche escola Bebê Bombom, que conduz práticas pedagógicas para os menores de cinco a nove anos.
Emoções, Podcasts & Vendas
Com apoio de psicopedagoga, psicólogas e professoras de educação infantil, o “All In Club Kids” conta com uma programação dividida por faixas etárias. Destinada a crianças de cinco a nove anos, a oficina de emoções auxilia os pequenos a reconhecerem e nomearem seus sentimentos, a partir de atividades lúdicas ministradas pela equipe multidisciplinar da Creche Escola Bebê Bombom.
“Há acolhimento com rodas de conversas para eles compartilharem experiências emocionais e aprenderem a expressar sentimentos de forma saudável, brincadeiras, histórias e desenhos animados, oficinas de incentivo à criatividade e, por último, avaliação do encontro”, específica Ícaro.
LEIA TAMBÉM: Sesc abre inscrições para cursos de Teatro e Balé infantil
Já para as crianças acima de dez anos, a condução é mais prática, com dinâmica de vendas e gravação de podcasts. Nessa turma, as oficinas focam na comunicação, no posicionamento e nas habilidades multitarefas.
“Até o momento, o projeto tem gerado feedbacks extremamente positivos dos membros do clube e de outras pessoas que acompanham nossos conteúdos no Instagram (@allinclub). Temos certeza que ainda teremos muitos encontros dedicados a introduzir e potencializar empreendedorismo e habilidades empreendedoras nos pequenos”, finaliza o CEO da “All In Hub”.