Um levantamento realizado pela Linx, empresa do grupo StoneCo, especialista em tecnologia para o varejo revelou que houve um aumento de 13,9% nas vendas on-line em comparação ao ano passado. Seja pela praticidade ou economia, o mercado de vendas virtuais vêm ganhando cada vez mais espaço.
Pensando nisso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou uma lista com sete dicas para impulsionar as vendas. Entre os benefícios da venda virtual, está o alcance global, baixos custos operacionais, facilidade de gerenciamento, maior personalização e relacionamento.
O primeiro passo é conhecer o público, pois as estratégias de marketing são baseadas nas características do público-alvo. Isso ajuda na prospecção, comunicação coerente e alinhamento com as expectativas do cliente.
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Investir em um site também é uma opção. Mas atenção: o site deve ser seguro, fácil de usar, responsivo para celulares e deve oferecer opções de pagamento e frete simplificado. Também é importante estar presente nas redes sociais.
Ao criar conteúdo interessante ao público, você deve atrair e reter seguidores torná-los potenciais compradores. Para isso, é importante interagir com seus seguidores, respondendo perguntas e mostrando atualizações. Pesquisar temas de interesse e criar conteúdos que se alinhem a eles.
Também é importante usar blogs, vídeos, redes sociais para educar e engajar os clientes. Para isso, existem plataformas como Instagram, Facebook, Tiktok e Google que ajudam a alcançar seu público-alvo.
Para negócios pequenos, é mais barato e efetivo anúncios on-line, anúncios no digital trazem resultados rápidos, com flexibilidade de orçamento e a capacidade de ajustar campanhas com base nos resultados. Vendas em marketplaces, ou seja, shoppings virtuais são consideradas vantajosas.
Em marketplaces, o vendedor aproveita a credibilidade e o alcance de sites como Amazon, Mercado Livre e Shopee. Outra dica é criar um canal direto de comunicação com os clientes, sempre os mantendo informados sobre novidades e promoções. Por fim, é importante monitorar os números.
Ao ficar de olho em números como taxa de conversão, você pode identificar áreas de melhorias e ajustar suas táticas de acordo com cada necessidade ou objetivo.