A segunda noite do 57° Festival Folclórico de Parintins 2024 foi marcada por momentos de muita emoção nas apresentações dos bois Caprichoso e Garantido exaltaram suas tradições, crenças e raízes na arena do Bumbódromo.
Quem abriu a segunda noite da festa foi o Boi Caprichoso, com a figura típica regional ‘O Pescador da Amazônia’. Do alto de um guindaste, a lenda amazônica ‘O Engeramento de Chico Patuá’ trouxe a rainha do folclore Cleise Simas.
Mas a grande surpresa do espetáculo azul e branco ficou por conta do ritual indígena ‘Rito de Transcendência Marubo’. A gigantesca alegoria do artista Kennedy Prata e equipe, cheia de efeitos especiais, revelou o pajé Erick Beltrão.
LEIA TAMBÉM: Festival de Parintins 2024: Garantido e Caprichoso exaltam a ancestralidade em noite final
A segunda noite do boi da Baixa do São José levou o tradicional belezão para a arena do Bumbódromo. A lenda amazônica “As Icamiabas” trouxe a cunhã-poranga Isabelle Nogueira, representando a líder das guerreiras Amazonas.
Ao som da toada “Revolução das Cunhãs”, interpretada pela Rosa Vermelha do Boi Garantido, Márcia Siqueira, as tuxauas evoluiram concorrendo ao item 14 e interagiram com a galera encarnada.
O ritual indígena “Huni-Kuin” encenou a transmutação da jiboia em onça e revelou o pajé Adriano Paketá.
Neste domingo (30/06), terceira e última noite do Festival de Parintins 2024, o Boi Garantido é o primeiro a entrar na arena do Bumbódromo, a partir das 20h.