Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Balé Folclórico apresenta espetáculo “Folguedos 10 anos” nesta terça
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cultura > Balé Folclórico apresenta espetáculo “Folguedos 10 anos” nesta terça
Cultura

Balé Folclórico apresenta espetáculo “Folguedos 10 anos” nesta terça

Redação
Atualizado em 2024/06/17 at 6:46 PM
Redação 1 ano atrás
Compartilhe
Balé Folclórico. (Foto: Divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa)
Compartilhe

O Balé Folclórico do Amazonas comemora uma década do espetáculo “Folguedos” com um grande arraial nesta terça-feira (18/06), às 20h, no Teatro Amazonas. “Folguedos 10 anos” é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas, rememorando momentos das décadas de 50 e 60, quando o Festival acontecia no campo General Osório, onde hoje está situado o colégio militar de Manaus. 

A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com classificação livre, os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no www.shopingressos.com.br.

Neste ano, o Balé Folclórico do Amazonas, além de resgatar importantes danças folclóricas, traz novos figurinos, uma nova trilha sonora e uma interação direta com o público, que se sentirá dentro de um grande arraial.

Para a diretora Artística do Balé, Monique Andrade, é uma conquista este ano o espetáculo completar uma década de apresentações que já foram trazidas ao palco com diversos formatos.

“Folguedos 10 anos” é uma obra coreográfica que homenageia o Festival Folclórico do Amazonas, trazendo de forma lírica e poética todas as brincadeiras e as danças típicas”, disse.

“É importante frisar que nós estamos homenageando a criadora desta obra, a professora Conceição Souza e também o folclorista Genival do Nascimento, que construíram e deram vida a esse espetáculo, uma grande contribuição para o folclórico do Amazonas,” destaca Monique.

Programação especial do Balé Folclórico

O Espetáculo Folguedos estreou em 2014 e, desde então, vem ganhando novos formatos a cada apresentação. O evento é um grande arraial, uma festa popular que se realiza uma vez ao ano em datas determinadas em diversas regiões do Brasil, com direito a danças folclóricas tradicionais e nos seus entreatos textos teatrais com situações típicas de arraial.

O repertório da apresentação nesta terça traz coreografias como “Ciranda de Tefé”, “Coração Sonhador”, “Marambaia Chegou”, “Tipiti”, “Olha para o céu”, “Jacundá”, “Desfeiteira”, “Maçariquinho”, “Prosa do Pavulagem”, “Amor Cirandeiro”, “Camaleão”, “Paneiros”.

LEIA TAMBÉM: Chico Buarque é homenageado no Tacacá na Bossa desta semana

Criado em 2001, o Balé Folclórico integra os Corpos Artísticos do Estado, com a proposta de resgate das danças tipicamente amazonenses. A companhia é referência em danças folclóricas e traz, nos espetáculos, os elementos das culturas tradicionais da região, como os rituais indígenas e o cotidiano dos ribeirinhos.

O repertório conta com espetáculos como “Beiradão”, “Herança Africana”, “Cenas Amazônicas”, “Encantos da Amazônia”, “Ritos Amazônicos”, “Bem do interior”, “Causos de Cunhã” e “Dança do Sol”.

Leia também

Iphan fará oficina no Amazonas sobre novo edital do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Valentina Marques é a nova estrela da TV Encontro das Águas

Tacacá na Bossa reúne Casa de Caba, Marcelo Nakamura e Los Matrinxãs

Caprichoso é campeão de reciclagem no Festival de Parintins

Caprichoso anuncia que irá recorrer do resultado do 58º Festival de Parintins

Termos Apresentação, Balé Folclórico, Teatro Amazonas
Redação 17/06/2024 17/06/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Panificadora Conde do Pão recrutando trabalhadores em sete áreas
Próximo Artigo Paraquedista mostra como são as nuvens por dentro
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok