O deputado federal Amom Mandel, do partido Cidadania, é um dos pré-candidatos a prefeitura de Manaus nas eleições de 2024. Candidato da federação com o PSDB, o político confirmou sua pré-candidatura no dia 23 de fevereiro.
Amon mandou foi eleito como deputado federal nas eleições de 2022, com votação histórica e aparece como segundo colocado nas pesquisas de intenções de votos para comandar o executivo municipal manauara.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o deputado recebeu 288.555 mil votos nas eleições para deputado federal. Empresário e Ativista Social, Amom se declara como voluntário e atua em projetos ligados ao Movimento Wikimedia, integrando a pool de voluntários da UNV (agência da ONU).
Em 2020, foi eleito vereador de Manaus, aos 19 anos, sendo o mais jovem eleito para o cargo na história da capital do Amazonas. Se define como ‘novo político’. Ele é neto do desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Domingos Chalub, e enteado do conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Mario de Mello.
LEIA TAMBÉM: Eleitorado apto a votar em 2024 é 4% maior em Manaus, diz TRE-AM
Amom Mandel nasceu em Recife, no dia 2 de janeiro de 2001, sendo filho da magistrada Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello e do professor universitário e auditor fiscal Amom Mandel Lins.