Suspeito de liderar o tráfico de drogas na zona leste de Manaus, Eduardo Queiroz Araújo, de 37 anos, foi preso durante operação deflagrada, nesta terça-feira (30/04), pelas Forças de Segurança do Amazonas. No momento da prisão, os policiais apreenderam com o infrator uma pistola de uso restrito.
A operação envolveu equipes da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência do Amazonas (Seai) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom).
Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, a integração das Forças de Segurança com as agências de inteligência tem sido fundamental nas prisões de grandes lideranças do tráfico. Almeida falou sobre como “Foguinho” atuava e o que a prisão dele representa no combate ao tráfico de drogas no estado.
“Ele estava coordenando a chegada de drogas não só na cidade de Manaus, mas também o envio dessa droga para outros estados. Digo isso para que a sociedade amazonense entenda a importância desta prisão. É esse o trabalho que a gente vem fazendo e a gente tem as agências de inteligência trabalhando muito intensivamente e entregando esses produtos para que a Polícia Civil possa ter prisões eficientes e é isso que a gente tem feito”, afirmou o secretário.
Durante a operação contra o tráfico de drogas em Manaus foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão. Eduardo foi localizado em uma residência, na Rua Barrié, no conjunto Cidadão IX, no Distrito Industrial. Na casa do suspeito, os policiais apreenderam uma pistola com várias munições intactas.
O Delegado-Geral Adjunto da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Guilherme Torres, destacou que o Denarc passou a investigar o suspeito, após a Seai ter identificado que “Foguinho” havia reiniciado uma movimentação do tráfico de drogas na área leste. De forma conjunta, conforme Torres, as Forças de Segurança identificaram locais que o suspeito usava para o tráfico.
“A Justiça concedeu os mandados de busca e, junto com a Polícia Militar, foi feita a busca e apreensão em quatro desses alvos e em um desses alvos foram encontradas armas e munições. Eu considero a prisão do “Foguinho” muito importante no combate ao tráfico de drogas. Essa prisão vai impactar diretamente na redução de homicídios da região”, pontuou Torres.
O comandante da 25ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), major Raimar Minori, reforçou que “Foguinho” era um dos principais envolvidos com o tráfico de drogas da localidade, principalmente, nos bairros Armando Mendes e Zumbi. Ele ressaltou a importância da integração entre os órgãos de segurança. “Foi através dessa ação integrada que logramos êxito na prisão do mesmo”, falou Minori.
LEIA TAMBÉM: Polícia Civil apreende 19 motos roubadas em Manacapuru
Eduardo, conforme informou o delegado-geral adjunto, Guilherme Torres, foi autuado em flagrante pelos crimes de associação criminosa, participação em organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.