Muitos estudantes que poderiam receber o Pé-de-Meia acabaram ficando de fora por não estarem com os dados escolares atualizados. Com a oferta de um benefício mensal de R$200, o programa deve beneficiar mais de 105 mil estudantes no Amazonas.
Criado pelo governo Lula, a iniciativa visa estimular a permanência dos alunos do Ensino Médio nas escolas e reduzir a evasão escolar.
Entre os requisitos para ser um beneficiário do programa é necessário ter entre 14 e 24 anos, possuir CPF, estar regularmente matriculado no ensino médio público, ser integrante do CadÚnico e beneficiário do programa Bolsa Família.
Para saber se está entre os contemplados pelo programa, o aluno precisa acessar o aplicativo Jornada do Estudante. Além de um cadastro no GOV.BR, para realizar a consulta, é necessário possuir o número do CPF do estudante.
LEIA TAMBÉM: Auxílio Estadual: Conheça regras para tirar novo cartão
Ao acessar o aplicativo, se o CPF não for localizado, o estudante ou responsável deve verificar se os dados estão atualizados. Caso o CPF não conste na lista, o interessado em fazer parte do Pé-de-Meia deve procurar a direção da escola em que está matriculado para atualizar suas informações.
Os pagamentos da 2ª parcela acontecem entre os dias 25 de abril e 3 de maio. Para movimentar a conta e acessar o valor do auxílio, o estudante pode acessar o aplicativo do Caixa Tem. No próprio aplicativo pode ser realizado PIX, solicitação de cartão de débito, pagar na maquininha ou poupar o dinheiro na conta.