A edição de 2024 do Festival Folclórico de Parintins terá transmissão da TV Amazonas, afiliada da Rede Globo. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (02/05), após fechamento de acordo entre os bumbás.
A volta do Festival de Parintins à Globo vem após a participação da Cunhã-Poranga do Garantido, Isabelle Nogueira, no Big Brother Brasil 2024. Ela ficou em terceiro lugar no programa e, ao longo da temporada, fez um importante trabalho de divulgação do principal evento cultural amazonense.
“É importante porque dá a possibilidade do festival ser mostrado a nível nacional e internacional e não é só a festa pela festa, mas o que a gente coloca ali na arena, são as nossas raízes culturais, o apelo do negro, do indígena, do caboclo, a arte que é feita na Amazônia. É a história da Amazônia sendo contada por quem mora na Amazônia”, destacou o governador Wilson Lima.
O festival de 2024 acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de junho. A TV Globo vai transmitir as três noites do Festival de Parintins 2024 pelo Globoplay, plataforma de streaming do grupo, canal por assinatura Multishow, Globo Internacional e Rede Amazônica, em canal aberto, para os estados da Região Norte.
Além disso, serão produzidos programas especiais, para a programação nacional da emissora, no período pré e pós festival.
LEIA TAMBÉM: Jogo da Cunhã: Isabelle Nogueira é inspiração para game on-line
“Isso só soma com Parintins, só soma com nosso espetáculo, poder mostrar na sua essência a arte parintinense, os nossos artistas, de que forma os temas são defendidos. É muito importante pra gente ter esse olhar, pela Globo estar junto com a gente podendo elevar o nível do festival”, disse o presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo.
“Parintins toda vai para o mundo pela potência que representa a Globo. Acho que Parintins parte agora para um novo momento no sentido de visibilidade. Parintins hoje tem visibilidade no país, mas esse leque vai ser aberto de uma forma muito ampla. Tudo reflete numa emissora que traz visibilidade no mais alto patamar”, completou o presidente do Garantido, Fred Goes.
Por videoconferência, o diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares, declarou que o Festival de Parintins é uma parte muito importante da cultura brasileira que faltava no catálogo da emissora e que, a partir do acordo firmado, passa a estar completo.
Mesmo com o acordo, a TV A Crítica continuará transmitindo o Festival Folclórico. A emissora se disse descontente com a medida e afirmou que irá ingressar com uma ação judicial exigindo a exclusividade na transmissão.