Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Faculdade Afya Itacoatiara faz mutirão de saúde na comunidade indígena Jaçanã
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Faculdade Afya Itacoatiara faz mutirão de saúde na comunidade indígena Jaçanã
Cidades

Faculdade Afya Itacoatiara faz mutirão de saúde na comunidade indígena Jaçanã

Redação
Atualizado em 2024/05/24 at 7:02 PM
Redação 1 ano atrás
Compartilhe
Foto: Reprodução
Compartilhe

Por meio do projeto da disciplina acadêmica Práticas Interdisciplinares de Extensão, Pesquisa e Ensino (PIEPE), a Faculdade Afya Itacoatiara realiza neste sábado (25/05), uma série de ações na comunidade indígena Jaçanã, localizada a 46 quilômetros da sede do município. 

O principal objetivo é contribuir para a conscientização da população em relação à prevenção de doenças por meio de palestras educativas e ao mesmo tempo oferecer serviços de atenção básica em saúde. A iniciativa acontece graças à estreita colaboração entre a instituição de ensino, os membros da etnia e a Secretaria de Saúde (Semsa) de Itacoatiara, município que fica a 270 km de Manaus.

De acordo com a coordenadora da ação, a professora Ádria Vasconcelos Cortez, a ideia do projeto surgiu na disciplina de PIEPE com os alunos do 2° período. Nesse contexto, os discentes realizam seus projetos de extensão.

A temática, “saúde indígena”, foi definida no início do semestre na faculdade. “E a comunidade Aldeia Jaçanã, da etnia Mura, foi escolhida pela história de lutas e superações dos seus membros, e por tudo o que representam para o município amazonense”, justifica Ádria.

Essas ações vão contemplar 88 famílias na comunidade indígena. Para isso, a Faculdade Afya Itacoatiara montou um time com 48 profissionais, entre discentes, docentes e administrativos.

LEIA TAMBÉM: TV Lar Motos seleciona para emprego em Itacoatiara, Coari e Manaus

Nessa etapa, também estarão envolvidos alunos do 2°, 3° e 4° períodos observando e apoiando os atendimentos médicos. Haverá aferição de pressão e teste de glicemia capilar com os estudantes do projeto de extensão “Saúde na Praça” e noções básicas de primeiros socorros para crianças, com os alunos do projeto de extensão “Brigada Curumim e Cunhatã”.

As atividades serão complementadas com palestras educativas sobre saúde da mulher (ginecológica e mamária), hipertensão, diabetes, dengue, amebíase, qualidade de água e saúde bucal.

Leia também

Instituições Nelly Falcão de Souza abrem matrículas para segundo semestre

Jovem ganha carro SUV zero quilômetro após comprar um gloss no Manauara Shopping

Mulher retira tumor de mais de 2 kg da mandíbula em hospital de Manaus

Canoa afunda durante chuva e família com criança fica ilhada no Amazonas

Amazonas registra queda expressiva no desmatamento e nos focos de calor em junho

Termos Faculdade Afya, Mutirão, Saúde
Redação 24/05/2024 24/05/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Processo seletivo abre 25 vagas de emprego no Ipaam; Salários chegam a R$3,2 mil
Próximo Artigo Urucará recebe mutirão para regularizar meliponicultores
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok