Na operação Base Fluvial ArpĆ£o 1, em Coari (a 363 quilĆ“metros de Manaus), mais de 60 quilos de entorpecentes entre cocaĆna, pasta-base de cocaĆna e maconha do tipo skunk foram apreendidos, na noite de segunda-feira (13/05), por policiais que estĆ£o em operação.
As drogas foram encontradas escondidas em rolos de arame farpado, sacas de farinha e em rolo de plÔstico, em uma embarcação oriunda de Tabatinga (a 1.108 quilÓmetros da capital).
Durante a fiscalização de rotina, realizada por volta das 19h, os cĆ£es de faro para narcóticos da Companhia Independente com CĆ£es (CipCĆ£es), Xerife e Luna, sinalizaram que dentro de sacos com farinha havia droga. Ao serem revistados os recipientes embarcados em SĆ£o Paulo de OlivenƧa (a 985 quilĆ“metros de Manaus), os policiais militares encontraram os cinco tabletes com cocaĆna.
Na mesma embarcação, os cĆ£es policiais indicaram a presenƧa de mais entorpecentes em rolos de arame farpado. Ao ter passado por procedimento de inspeção, corte e abertura das peƧas, os policiais localizaram outros 15 tabletes de cocaĆna.
LEIA TAMBĆM: Em TefĆ©, PolĆcia fecha boca e prende quatro por suspeita de trĆ”fico
As equipes da Base ArpĆ£o apreenderam, ainda, outros 30 tabletes de entorpecentes camuflados em um rolo de plĆ”stico e mais nove tabletes na estufa de um freezer. Ao todo foram encontrados 31,5 kg de cocaĆna, 29,5 kg de pasta-base e 2,4 de maconha, totalizando 63,4 quilos de drogas.
Ao todo, cinco pessoas foram indiciadas pela PolĆcia Civil (PC-AM) pelos crimes de trĆ”fico e associação para o trĆ”fico de drogas. Toda a droga apreendida foi submetida Ć perĆcia realizada pelo Departamento de PolĆcia TĆ©cnico- CientĆfica (DPTC), que comprovou a tipificação dos entorpecentes.
Com as apreensƵes, as ForƧas de SeguranƧa do Amazonas causaram mais de R$ 3,8 milhƵes de danos ao crime.