Em reunião com os ministros Silvio Costa (Portos e Aeroportos), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e o secretårio executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, nesta quarta-feira (03/04), o governador Wilson Lima pediu apoio do Governo Federal para antecipar açÔes que minimizem os impactos da estiagem no Amazonas. A previsão é de que a seca de 2024 seja tão ou mais severa que a registrada no ano passado.
No encontro com os ministros, na sede do MMA, em BrasĂlia, o governador expĂŽs sua preocupação com relação Ă necessidade de ajuda humanitĂĄria, apoio econĂŽmico e fortalecimento do combate a queimadas e desmatamento. Ele solicitou recursos para apoiar açÔes do Governo do Amazonas na aquisição de alimentos; a dragagem antecipada dos rios da regiĂŁo para facilitar a navegação; e apoio logĂstico e humano para combate a incĂȘndios e outros crimes ambientais.
âA gente tem uma sĂ©rie de açÔes: a questĂŁo da dragagem dos rios, a questĂŁo da contratação de brigadistas, o avanço do nosso projeto junto ao Fundo AmazĂŽnia; a integração com o MinistĂ©rio da Integração no momento em que a gente precisar, por exemplo, de estrutura como nĂłs precisamos do ExĂ©rcito, da Marinha e da AeronĂĄutica para poder fazer o transporte de alimento para algumas comunidades. EntĂŁo, a gente veio antecipar aqui, apresentar essa nossa preocupação ao Governo Federal e jĂĄ começar o nosso planejamentoâ, destacou Wilson Lima.
TambĂ©m participou da reuniĂŁo o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Rodrigo Agostinho. Estiveram com o governador em BrasĂlia o secretĂĄrio estadual Eduardo Taveira (Meio Ambiente); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, coronel Orleilso Muniz; o secretĂĄrio executivo de Defesa Civil, coronel Francisco MĂĄximo; o diretor-presidente da SuperintendĂȘncia Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH), Jorge Barroso; e a secretĂĄria de RelaçÔes Federativas e Internacionais (Serfi), InĂȘs Carolina Simonetti.
LEIA TAMBĂM: Wilson Lima libera novas indenizaçÔes do Prosamin+; Veja quem tem direito
ProvidĂȘncias e demandas sobre a estiagem 2024
Entre as primeiras providĂȘncias anunciadas pelas equipes do Governo Federal estĂŁo o inĂcio, ainda em abril, de um processo licitatĂłrio para contratação de dragas que deverĂŁo ser usadas a partir do meio do ano para remover bancos de areia dos rios, facilitando a navegação, e tambĂ©m o começo de um processo de contratação de 300 brigadistas para combater incĂȘndios no estado no perĂodo mais intenso da estiagem.
Ao MinistĂ©rio de Portos e Aeroportos, o governador solicitou a dragagem dos rios Madeira, Amazonas, JuruĂĄ e Purus, conforme os picos de vazantes. TambĂ©m foi solicitada a manutenção de portos, aeroportos e rodovias; uso das InstalaçÔes PortuĂĄrias PĂșblicas de Pequeno Porte (IP4), geridas pelo Governo Federal; e locação de embarcaçÔes para montagem de estaçÔes de tratamento de ĂĄgua em apoio aos municĂpios afetados.
Ao MinistĂ©rio da Integração e Desenvolvimento Regional, foram solicitados, entre outros itens, manutenção de repasse de recursos; aquisição de mais de 300 mil cestas bĂĄsicas para atender famĂlias de municĂpios que declararem Situação de EmergĂȘncia; aquisição de baldes, caixas de ĂĄgua e itens de higiene e limpeza; e apoio logĂstico para entregas das ajudas humanitĂĄrias.
Ao MinistĂ©rio do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as demandas sĂŁo, principalmente, para envio de efetivo de brigadistas e militares da Força Nacional, alĂ©m de aeronaves e veĂculos, para reforçar açÔes de combate a incĂȘndios florestais. A solicitação tambĂ©m Ă© para celeridade na tramitação do projeto apresentado pelo Estado junto ao Fundo AmazĂŽnia que prevĂȘ a implantação de brigadas de incĂȘndio em 21 municĂpios que representam 92% dos registros de focos de calor no estado.