Com o projeto de extensão “Trauma Zero”, os estudantes finalistas na graduação de odontologia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão oferecendo atendimento gratuito para pacientes vítimas de traumas odontológicos.
O projeto “Trauma Zero” foi criado para atuar na prevenção e no tratamento do traumatismo dento-alveolar. Atualmente, a Policlínica Odontológica da UEA é a única clínica de Manaus que oferece atendimento gratuito a pacientes que sofreram trauma dental. Entre os serviços realizados estão periodontia/implantodontia, endodontia e dentística/anatomia dental.
“Atendemos também sem encaminhamento, se a pessoa tiver qualquer problema urgente pode vir até a policlínica para receber atendimento. Fazemos diversos tratamentos como canal; problemas de intrusão; e problemas gengivais. Tem a professora que faz a parte cirúrgica, e também os professores que atuam na parte estética, fazendo a restauração dos dentes. São casos bem específicos, onde precisamos curetar e usar alguns materiais disponibilizados pela policlínica”, completou a professora Rosana.
LEIA TAMBÉM: TRE monta postos no SESI e Vasco Vasques para emitir Título de Eleitor
Iniciado com oito alunos, o projeto conta hoje com 14 estudantes de graduação. Os alunos que fazem parte do projeto não passam por processo avaliativo com nota, sendo uma tarefa totalmente voluntária com o auxílio de professores.
Os voluntários podem observar e atuar na resolução dos casos, praticando técnicas que não aprenderiam durante a graduação.
Atendimentos
A partir de 5 de abril, os novos alunos voluntários iniciaram um treinamento teórico para o retorno das atividades. Os atendimentos do projeto estão previstos para retorno no dia 12 de abril. Os atendimentos serão realizados na Policlinica Odontológica da UEA (Pouea), localizada no bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus.