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Cidades

TransparĂȘncia de contratos para obras na BR-319 Ă© baixa em quase todas as etapas

Redação
Atualizado em 2024/04/05 at 1:16 PM
Redação 2 anos atrås
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(Foto: DNIT)
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Avaliação dos contratos celebrados para obras na rodovia BR-319 indica baixos nĂ­veis de transparĂȘncia em quase todas as fases da contratação. Foram identificadas ausĂȘncia de consultas livres, prĂ©vias e informadas Ă  população impactada; fragilidade de informaçÔes sobre a execução dos contratos; e falta de informação ampla sobre o licenciamento ambiental.

Essa vulnerabilidade se torna ainda mais preocupante num momento em que o Congresso Nacional discute flexibilizar as regras para o licenciamento ambiental de obras da rodovia, construĂ­da nos anos 1970 e causa de inĂșmeros casos de desmatamento e danos socioambientais atĂ© hoje.

Foram analisados os 21 contratos que vigoravam em outubro do ano passado, sendo que 18 deles ainda estĂŁo vigentes. Os resultados constam da nota tĂ©cnica “TransparĂȘncia dos Contratos Vigentes da BR-319”, produzida pela TransparĂȘncia Internacional – Brasil e pelo ObservatĂłrio BR-319. O documento estĂĄ sendo divulgado nesta sexta-feira (5).

O estudo foi feito com base na metodologia do “Guia Infraestrutura Aberta”, desenvolvida pela TransparĂȘncia Internacional – Brasil. A ferramenta permite a avaliação dos nĂ­veis de transparĂȘncia de grandes projetos de infraestrutura, considerando as diferentes fases do ciclo de vida das obras, incluindo avaliaçÔes sobre os formatos das informaçÔes, os riscos socioambientais da infraestrutura e a existĂȘncia de oportunidades de participação social no processo decisĂłrio.

Para a avaliação, foram acessados diversos portais do governo federal com informaçÔes sobre os contratos da BR-319, sendo que o mais usado para o diagnĂłstico foi o contratos܂gov. A nota tĂ©cnica vai alĂ©m da avaliação dos contratos e busca outros mecanismos capazes de garantir mais transparĂȘncia e aprimorar a governança das obras da rodovia BR-319.

LEIA TAMBÉM: Wilson Lima faz inauguraçÔes e lança pacote de obras em Parintins

Resultados da aplicação do Infra Aberta nos contratos da BR-319, por módulo:

Classificação da transparĂȘncia de acordo com o Guia Infraestrutura Aberta:

A avaliação mostrou que o pior desempenho (que recebeu a nota 0, numa escala de 0 a 100) foi em relação Ă s consultas livres, prĂ©vias e informadas aos povos da floresta e a todos os grupos e comunidades potencialmente afetados pela construção da BR-319, principalmente aqueles que residem em territĂłrios na ĂĄrea de influĂȘncia da estrada. Apesar de essas consultas serem previstas pela Convenção n.Âș 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da qual o Brasil Ă© signatĂĄrio, isso nunca foi cumprido no caso da BR-319.
 

A segunda pior nota foi atribuĂ­da Ă  fase de execução contratual (nota 5,5, na escala de 0 a 100). A avaliação demonstrou que nĂŁo hĂĄ transparĂȘncia sobre relatĂłrios de auditoria de fiscalizaçÔes efetuadas, informaçÔes sobre programas de integridade existentes nas empresas vencedoras das licitaçÔes, e sobre possĂ­veis sançÔes ou multas jĂĄ aplicadas. 

AlĂ©m disso, viu-se que nĂŁo Ă© possĂ­vel tomar conhecimento, por transparĂȘncia ativa – isto Ă©, aqueles dados e informaçÔes publicados proativamente pelos ĂłrgĂŁos do governo – de informaçÔes mais especĂ­ficas sobre as obras contratadas, como fotos, localizaçÔes e cronogramas, e nem dos registros de reuniĂ”es com grupos e comunidades impactadas pela obra apĂłs a fase de contratação. NĂŁo foi possĂ­vel identificar agĂȘncias financiadoras, nem se hĂĄ salvaguardas ambientais impostas pelos financiadores.
 

TambĂ©m foi considerada baixa a nota da fase preliminar dos contratos e riscos socioambientais (nota 23,3). Nesse quesito, foram encontradas apenas as informaçÔes mais bĂĄsicas buscadas, como avaliação sobre os riscos da contratação, a designação do local do empreendimento, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o RelatĂłrio de Impacto Ambiental (RIMA) – que estĂŁo entre os instrumentos mais importantes para o processo prĂ©vio de licenciamento ambiental – e o chamamento para realização de audiĂȘncias pĂșblicas sobre o licenciamento ambiental prĂ©vio. 

Faltavam, no entanto, estudos prĂ©vios de viabilidade e informaçÔes sobre os estudos do componente indĂ­gena ou quilombola realizados, o termo de referĂȘncia para contratação do EIA e RIMA, e a ata e relatĂłrio de devolutiva da audiĂȘncia pĂșblica sobre o licenciamento prĂ©vio.
 

Outro aspecto que recebeu classificação baixa foi em relação a diretrizes para a publicação de dados e informaçÔes (nota de 38,9). O portal analisado (contratos܂gov) cumpriu apenas diretrizes mais gerais de centralização e acessibilidade aos contratos, e falhou em ampliar acesso Ă  informação via transparĂȘncia passiva e permitir que cidadĂŁos façam denĂșncias ou sugestĂ”es.
 

Único quesito a receber a classificação “mĂ©dia” foi a transparĂȘncia na fase externa da licitação. Tanto no portal do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) quanto no contratos܂gov foi possĂ­vel identificar informaçÔes como homologaçÔes das licitaçÔes, atas das reuniĂ”es das comissĂ”es de licitaçÔes, licenças de instalação, propostas vencedoras e nomes das empresas contratadas. Em contrapartida, nĂŁo estĂŁo disponĂ­veis informaçÔes como o parecer tĂ©cnico dos ĂłrgĂŁos envolvidos quanto ao licenciamento ambiental e extrato do contrato.

“A ausĂȘncia de transparĂȘncia em obras que possuem grande relevĂąncia para o paĂ­s, como Ă© o caso da rodovia BR-319, evidencia as dificuldades para os ĂłrgĂŁos de controle, a população em geral e a sociedade civil realizarem o controle social dessas obras e, ao mesmo tempo, uma dificuldade dos ĂłrgĂŁos governamentais em organizar e publicar as informaçÔes sobre todo o ciclo de vida de uma obra dessa magnitude. Para garantirmos a realização Ă­ntegra, transparente e sustentĂĄvel das obras na rodovia, Ă© urgente a organização e oferta de informaçÔes sobre as decisĂ”es relativas Ă s obras na BR-319, alĂ©m da ampliação do diĂĄlogo e consulta aos povos e comunidades afetados pela rodovia”, diz Amanda Faria Lima, analista de integridade e governança pĂșblica da TransparĂȘncia Internacional – Brasil.

Esta Ă© a primeira vez que uma organização da sociedade civil realiza um levantamento sobre transparĂȘncia na BR-319. “Esta nota tĂ©cnica representa um marco importante para o ObservatĂłrio BR-319, pois a transparĂȘncia contribui bastante para o fortalecimento da governança na ĂĄrea de influĂȘncia da rodovia. AlĂ©m disso, a publicação reafirma o que jĂĄ estamos dizendo hĂĄ anos: que as consultas livres, prĂ©vias e informadas sĂŁo essenciais para a tomada de decisĂ”es a respeito do empreendimento”, destaca Fernanda Meirelles, secretĂĄria-executiva do ObservatĂłrio BR-319.

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Redação 05/04/2024 05/04/2024
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