Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Seduc divulga cronograma do Provão Eletrônico no interior
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Vídeos
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Seduc divulga cronograma do Provão Eletrônico no interior
Cidades

Seduc divulga cronograma do Provão Eletrônico no interior

Redação
Atualizado em 2024/04/03 at 4:59 PM
Redação 1 ano atrás
Compartilhe
Compartilhe

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar divulgou, nesta quarta-feira (03/04), o cronograma do exame supletivo para jovens e adultos que não concluíram os níveis Fundamental e Médio no ensino regular. Nesta edição, o Provão Eletrônico será realizado nos municípios de Apuí, Coari, Itacoatiara e Parintins (distantes a 453, 363, 176, 369 de Manaus respectivamente).

Conforme o cronograma, as inscrições serão realizadas on-line, no período de 15 a 19 de abril, por meio do site examesupletivo.seduc.am.gov.br. No formulário, o candidato deve anexar RG, CPF e comprovante de residência.

As provas serão aplicadas entre os dias 22 e 26 de abril, também por meio de plataforma virtual, nas escolas polo da rede estadual em cada município.

“Esta é a primeira mobilização (deste ano) para os municípios. Quem ainda não concluiu seu ensino, poderá se inscrever nesses quatros municípios a partir do dia 15 de abril. O Provação Eletrônico é um exame que visa dar oportunidade para conclusão dos estudos, ou seja, as pessoas que não puderam, que deixaram de frequentar a escola, deixaram de estudar por algum motivo, podem realizar essas provas”, explicou a titular da Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes.

O exame supletivo é composto por 20 questões e avalia cada etapa de ensino não concluída pelo aluno. Para quem deseja concluir o Ensino Fundamental, é necessário realizar o Provão Eletrônico com oito componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa. Já para o Ensino Médio, além dessas, serão incluídas as disciplinas de Química, Física, Biologia, Filosofia e Sociologia. Ao final do provão, os candidatos que alcançarem nota maior ou igual a 6,0 receberão o certificado de conclusão da etapa de ensino.

A gerente explicou que as avaliações são aplicadas por meio de um sistema on-line e que as equipes acompanharão as avaliações nos municípios. Kátia Mendes ressaltou que os aplicadores estarão preparados para auxiliar e orientar os alunos, caso necessário, quanto ao uso do computador.

“Quem se inscrever terá um período de quatro horas dentro de um turno (matutino ou vespertino), no prazo de uma semana, de 22 a 26 de abril para realizar o exame. A nossa equipe está preparada e os aplicadores vão orientar nossos alunos”, explicou a titular a gerente do Gaeed.

LEIA TAMBÉM: CMM veta urgência em pedido de reajuste de R$30 para professores

Regras do Provão Eletrônico

A idade mínima para participar do supletivo do Ensino Fundamental é de 15 anos. Já para quem pretende concluir o Ensino Médio, é necessário ter a partir de 18 anos.

O candidato pode optar em agendar até quatro componentes curriculares por turno (matutino e vespertino) e deverá comparecer ao local de realização das provas com até 30 minutos de antecedência do início da aplicação.

Próximas cidades

De acordo com o cronograma da Gaeed, a realização do supletivo eletrônico no Amazonas deve continuar em maio, em cidades do Alto Solimões, como Tabatinga (distante a 1.108 quilômetros de Manaus) e, posteriormente, em municípios do Alto Rio Negro e da Região Metropolitana.

“O provão é muito importante para que os alunos possam concluir a escolarização, inserir-se no mercado de trabalho, entrar na faculdade e concluir um curso superior ou um curso técnico-profissionalizante. Ter a certificação abre portas”, afirmou Kátia. 

Leia também

Instituições Nelly Falcão de Souza abrem matrículas para segundo semestre

Jovem ganha carro SUV zero quilômetro após comprar um gloss no Manauara Shopping

Mulher retira tumor de mais de 2 kg da mandíbula em hospital de Manaus

Canoa afunda durante chuva e família com criança fica ilhada no Amazonas

Amazonas registra queda expressiva no desmatamento e nos focos de calor em junho

Redação 03/04/2024 03/04/2024
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Grupo Revemar impulsiona desenvolvimento automotivo em Manaus
Próximo Artigo Hospital João Lúcio à procura de familiares de paciente
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.Ok