Preço no direct? As redes sociais se tornaram uma ferramenta para venda, troca ou divulgação de serviço. O Instagram ou Facebook são como vitrines para as lojas virtuais alcançarem clientes em potencial, com isso, vendedores usam diversas técnicas para atrair clientes, criar vínculos e fidelizar parcerias.
As vendas aumentam quando o perfil da loja tem interações e entrega de conteúdos para novos usuários. Na tentativa de atrair novos clientes e interações, alguns vendedores usam a tática de postar a foto de um produto, com a clara intenção de venda, mas sem indicar na imagem ou até na descrição o preço do produto. A intenção é que o consumidor interessado precise enviar uma mensagem perguntando o valor. Desta forma, os algoritmos do aplicativo verão aquela mensagem como uma interação.
Você sabia que esta prática é crime? Não incluir o preço na imagem ou legenda da descrição do produto é considerado uma prática abusiva. De acordo com o artigo 2 inciso 3º do Código de Defesa do Consumidor a divulgação do preço à vista deve estar junto à imagem do produto ou na descrição do serviço em caracteres legíveis, de forma clara e específica.
LEIA TAMBÉM: Planos de saúde lideram reclamações dos consumidores no Brasil
A prática de enviar o preço somente no direct pode gerar divergência de valor para cada consumidor. Conforme o artigo 66, do CDC, a prática de omitir o preço pode gerar consequência com penalidade de multa ou detenção de três meses a um ano.
Outra consequência é que ao esconder o preço, a loja ou vendedor desestimula a compra o fato de o consumidor precisar pedir o preço de um produto. Existem exceções para os casos que não é possível indicar o preço. E isso ocorre principalmente em serviços que precisem de informações individualizadas para que seja possível enviar um orçamento.
Como denunciar?
O primeiro passo que o consumidor pode fazer quando alguma informação for omitida é resolver diretamente com o anunciante. Caso a empresa insista em não divulgar as informações, o interessado pode acionar o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon).
Em Manaus, o Procon-AM fica localizado na Avenida André Araújo, 1500, no bairro Aleixo. O consumidor também pode denunciar através do número (92) 3215-4009.