O Mutirão de Cidadania do Governo do Estado chegou à Vila Novo Remanso, na zona rural de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) e segue com atendimentos até esta quarta-feira (24/04). Coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), os atendimentos acontecem na Escola Estadual Sérgio Mendonça Aquino.
Estão sendo oferecidos serviços de emissão de documento de hipossuficiência para segunda via do Registro de Certidão de Nascimento (RCN), orientação sobre o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de atendimento e orientação para emissão do Passe Legal e carteirinhas de Identificação da Pessoa com Deficiência (Cipcd) e Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
A população de Novo Remanso ainda pode realizar o cadastro no programa Crédito Rosa, do Idoso Empreendedor, além de resolver pendências com a Amazonas Energia e receber orientações jurídicas da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).
A agricultora Hadassa Silva, de 40 anos, pôde solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ela é moradora da comunidade e comenta que o deslocamento intermunicipal é difícil, e que temia não conseguir receber o benefício do Governo Federal, porque o documento que usava já não estava sendo aceito.
LEIA TAMBÉM: ‘Sine nos bairros’ leva vagas de emprego para o Tarumã e Compensa
“Eu já cheguei na Caixa Econômica, onde sou beneficiária do Bolsa Família, e eles disseram que a minha identidade já não está mais passando, que eu teria que trocar. Graças a Deus veio essa oportunidade, porque para a gente se deslocar daqui para Itacoatiara ou para Manaus é muito difícil”, observou a agricultora.
Mãe de duas meninas, ela ainda explica que chegou cedo no local da ação para conseguir uma senha e reforça a importância de o Governo do Amazonas levar os serviços para o interior, sobretudo para atualizar a documentação.
“Nosso interior é muito precário e quando vem uma situação dessa, agradecemos muito. É a nossa segunda vez aqui, o meu esposo já veio, tirou a identidade dele, e hoje eu estou realizando isso e a minha filha também, então para nós é uma vitória”, afirma Hadassa.