O Amazonas foi contemplado com 1.894 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades. O resultado da seleção foi anunciado pelo Governo Federal, semana passada. Essas modalidades garantem moradia tanto para comunidades urbanas organizadas quanto para grupos específicos, como agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais que residem em áreas rurais.
Na modalidade Entidades, 783 moradias foram selecionadas em 2 municípios amazonenses. Essa linha de atendimento concede financiamento subsidiado a pessoas físicas para produção de residências em áreas urbanas. As entidades devem estar organizadas por meio de instituições privadas sem fins lucrativos.
LEIA TAMBÉM: Alvorada terá apartamentos do Amazonas Meu Lar; Edital para construtoras foi lançado
No âmbito Rural, foram 1.111 moradias selecionadas em 17 municípios. Essa modalidade subsidia a produção ou a melhoria de unidades habitacionais para agricultores familiares, trabalhadores rurais e famílias residentes em área rural.
Levando em conta as duas modalidades do Minha Casa, Minha Vida no Amazonas, a capital Manaus lidera a lista dos municípios com o maior número de unidades selecionadas. São 733 moradias, seguido por Boa Vista do Ramos, com 150. Autazes, Coari e Humaitá completam a lista dos cinco municípios amazonenses com mais residências previstas, com 100 em cada.
Em todo o Brasil, são mais de 112,5 mil moradias selecionadas pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nas modalidades Rural e Entidades. Elas vão beneficiar mais de 440 mil pessoas. O investimento total anunciado é de R$ 11,6 bilhões.