Sejam com descontos, empréstimos, juros, os aposentados e pensionistas que têm direito a receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão cada vez mais vulneráveis a golpes. Uma das fraudes que vem se tornando comum é o desconto não autorizado, o famoso empréstimo.
Em virtude disso, a Controladoria-Geral da União (CGU) vem investigando a farra dos descontos em aposentadorias.
Para evitar essas situações inconvenientes e golpes com o benefício do INSS, é importante se atentar em medidas para se proteger. A solicitação do bloqueio é autorizada pelo próprio aposentado ou pensionista, acessando o portal Meu INSS pelo site ou aplicativo. Em seguida, é necessário realizar login com CPF e senha da conta Gov.br.
LEIA TAMBÉM: Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Ainda no Meu INSS, o interessado deve buscar na barra de pesquisa da página inicial o termo “Empréstimo”. E por fim, basta selecionar a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício para Empréstimo” e confirmar a solicitação. Se surgir a necessidade de realizar um empréstimo consignado, o beneficiário do INSS pode desbloquear através dessas etapas.
O INSS também disponibiliza o número 135 para os que buscam atendimento, o contato funciona das 7h às 22h (horário de Brasília), de segunda a sábado.